Busca avançada
Ano de início
Entree

Nucleotídeo em dietas para Tilápia do Nilo: parâmetros imunológicos, perfil hematológico e desempenho produtivo

Resumo

O presente estudo será conduzido na Universidade Estadual Paulista - UNESP- Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos da FMVZ com a finalidade de avaliar o efeito de níveis de nucleotideos em dietas para tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Será avaliada a inclusão de 0,00; 0,05; 0,10; 0,20 e 0,40% de nucleotídeo na dieta sobre parâmetros hematológicos (hemograma, leucograma, diferenciação de leucócitos, globulinas, albumina e proteína plasmática), imunológicos (produção de reativos de nitrogênio e oxigênio por monócitos), histológicos e desempenho produtivo dos peixes. Os peixes serão submetidos ainda ao estímulo pelo frio e desafio com bactéria (Aeromonas hydrophila), de forma a avaliar os efeitos da suplementação de nucleotídeo na condição de saúde dos peixes em situações adversas. O delineamento estatístico utilizado será o inteiramente casualisado com cinco tratamentos, e oito repetições. Os resultados do estudo serão comparados por meio da análise de variância e quando significativos (p<0,05) serão submetidos ao teste de comparações múltiplas de médias de Tukey, complementado com a análise de perfil, para comparação dos momentos anterior e posterior aos desafios. Para determinação do melhor nível de nucleotídeo será aplicada análise de regressão aos dados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS, MARGARIDA MARIA; GUIMARAES, IGO GOMES; PEZZATO, LUIZ EDIVALDO; ORSI, RICARDO DE OLIVEIRA; FERNANDES JUNIOR, ADEMIR C.; TEIXEIRA, CAROLINE PELEGRINA; FLEURI, LUCIANA FRANCISCO; PADOVANI, CARLOS ROBERTO. The effects of dietary nucleotide mixture on growth performance, haematological and immunological parameters of Nile tilapia. AQUACULTURE RESEARCH, v. 46, n. 4, p. 987-993, APR 2015. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.