Busca avançada
Ano de início
Entree

Características qualitativas, histoquímicas e composição de proteínas miofibrilares dos músculos Longissimus dorsi e Semitendinosus de bubalinos mediterrâneos nao-cadastrados abatidos em diferentes pesos

Processo: 07/59965-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Andre Mendes Jorge
Beneficiário:Andre Mendes Jorge
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fibras musculares  Qualidade da carne  Textura 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bufalo | Cor Da Carne | Fibras Musculares | Marmorizacao | Qualidade Da Carne | Textura

Resumo

Sabendo-se da grande importância da caracterização das fibras musculares para a indústria da carne, no que diz respeito ao envolvimento das mesmas no crescimento muscular e na qualidade final do produto (carne), e do potencial produtivo dos bubalinos, objetiva-se com o presente projeto de pesquisa caracterizar histológica e bioquimicamente os músculos Longissimus dorsi e Semitendinosus de 32 bubalinos da raça Mediterrâneo, não-castrados abatidos em diferentes pesos. O ensaio será realizado no confinamento experimental do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP/Botucatu. Os animais serão divididos em quatro tratamentos de sete animais cada e serão abatidos ao alcançarem os pesos preconizados de 450, 480, 510, 540 kg de peso vivo. Após o abate, serão coletadas amostras dos músculos Longissimus dorsi e Semitendinosus as quais serão utilizadas nas análises histológicas e bioquímicas, para a verificação da atividade contrátil, diferenciação, freqüência e diâmetro das fibras musculares, assim como composição protéica através da eletroforese. Amostras do músculo Longissimus dorsi serão utilizadas para análises da qualidade da carne através da cor, textura, força de cisalhamento e do escore de marmorização. Os resultados obtidos serão inter-relacionados com o peso de abate dos animais e com a qualidade da carne. O delineamento experimental utilizado será o de inteiramente casualizado com quatro tratamentos e sete repetições. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO, C. L.; JORGE, A. M.; DAL-PAI-SILVA, M.; CARANI, F. R.; CABECO, L. C.; SILVA, S. R.. Muscle fiber type characterization and myosin heavy chain (MyHC) isoform expression in Mediterranean buffaloes. MEAT SCIENCE, v. 88, n. 3, p. 535-541, . (07/53487-3, 07/59965-4)
TAQUIRE‚ NA; SHAHZAD‚ MA; NISA‚ M.; SARWAR‚ M.; FAYYAZ‚ M.. Influence of bypass protein on Buffalo productivity. Cellulose, v. 22, n. 18.02, p. 12-60, . (07/53487-3, 07/59965-4)