Busca avançada
Ano de início
Entree

Integração entre controle postural e supra-postural em situações de perturbação do equilíbrio corporal em indivíduos idosos

Processo: 09/11319-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2009 - 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Luis Augusto Teixeira
Beneficiário:Luis Augusto Teixeira
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Postura  Controle motor  Controle postural  Idosos 

Resumo

O controle postural nas atividades diárias geralmente é acompanhado pela realização concomitante de uma tarefa supra-postural. Os jovens apresentam melhor capacidade para realizar uma tarefa supra-postural enquanto mantêm o equilíbrio postural em comparação aos idosos. As explicações endereçadas a esta diferença de desempenho fundamentam-se na menor capacidade de processamento atencional disponível, na menor eficiência de integração sensorial postural e no alto grau de restrição imposta pela tarefa supra-postural em idosos. Porém, ainda não está claro na literatura como ocorre a integração entre tarefas postural e supra-postural em idosos em função da participação de mecanismos atencionais, integração sensorial e restrição imposta pela tarefa supra-postural ao controle postural. O objetivo deste projeto é investigar os componentes antecipatórios e reativos posturais envolvidos na integração entre tarefas duais (postural e supra-postural) de jovens e idosos em função da (a) previsibilidade da perturbação postural, (b) da restrição imposta pela tarefa supra-postural ao controle postural, (c) da integração sensorial e (d) do foco atencional. No presente estudo serão comparados idosos e jovens na tarefa de manter a postura ereta bípede de forma estável simultaneamente com a sustentação manual de uma estrutura metálica. Esta estrutura permitirá a liberação de um peso pelo experimentador previsível ou imprevisivelmente. Em algumas condições, sobre a estrutura metálica haverá um dispositivo de emissão de laser, que deverá ser apontado continuamente para um alvo circular. Os participantes deverão tentar manter o bom desempenho em ambas as tarefas (postural e supra-postural) durante a liberação do peso que provocará perturbação postural. O estudo será realizado em quatro experimentos. No primeiro será verificado a integração entre tarefas supra-postural motora e postural dependendo da previsibilidade da perturbação postural. No segundo será avaliado o efeito da demanda de precisão da tarefa supra-postural na manutenção do equilíbrio postural. Nos terceiro e quarto experimentos serão verificados o efeito do direcionamento do foco atencional e da atenuação da informação sensorial nas solas dos pés, respectivamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA-PARDINI, ANDREA CRISTINA; COELHO, DANIEL BOARI; SILVA, MARINA BRITO; AZZI, NAMETALA MAIA; MARTINELLI, ALESSANDRA REZENDE; HORAK, FAY BAHLING; TEIXEIRA, LUIS AUGUSTO. Aging increases flexibility of postural reactive responses based on constraints imposed by a manual task. FRONTIERS IN AGING NEUROSCIENCE, v. 6, DEC 3 2014. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.