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Desenvolvimento e avaliação de ambientes digitais de aprendizagem em gerenciamento de eventos adversos em enfermagem e atendimento de urgência e emergência: estratégia inovadora para o ensino de enfermagem

Processo: 09/18547-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2010 - 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Yolanda Dora Martinez Évora
Beneficiário:Yolanda Dora Martinez Évora
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em enfermagem  Aprendizagem  Educação digital  Ambiente colaborativo  Tecnologia educacional  Multimídia interativa  Teste e avaliação de software 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente digital de aprendizagem | avaliação de software | Eventos adversos em Enfermagem | Multimidia Interativa | Software Educacional | Urgência e Emergência | Informática em Enfermagem

Resumo

O projeto de pesquisa ora apresentado é um subprojeto do projeto integrado "A informática na sistematização da assistência e no ensino de enfermagem: inovação na prática profissional" sob minha coordenação e faz parte da construção e produção de conhecimento do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Informática em Enfermagem (NEPIEn) cadastrado junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Inúmeros assuntos de relevância podem ser aprendidos e discutidos em ambientes virtuais, dentre eles o gerenciamento de eventos adversos e o atendimento de urgências e emergências visando a qualidade da assistência de enfermagem. O processo de aprender mediado pelas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) assume enorme importância ao ampliar a concepção do ambiente de aprendizagem restrito a um espaço físico, diante da possibilidade de construir ambientes virtuais de aprendizagem por intermédio do computador e da digitalização de textos, de imagens e sons. Os objetivos deste projeto são: a) Desenvolver um software educacional sobre gerenciamento de eventos adversos em enfermagem; b) Desenvolver um ambiente digital de aprendizagem para o ensino de atendimento em urgência e emergência; c) Avaliar a qualidade dos produtos junto a especialistas das temáticas em questão. A metodologia a ser utilizada baseia-se no Modelo de três estágios para desenvolvimento de programas CAI proposto por Price (1991). O referencial pedagógico será fundamentado nos estudos de Gagné (1980)e Loyolla e Prates (2004) e a população alvo serão enfermeiros. O processo de avaliação de qualidade dos softwares seguirá a norma ISO/IEC 9126. Como resultado pretende-se produzir multimídias audiovisuais interativas com simulações, vídeos, fotos e animações que facilitem o aprendizado de estudantes de enfermagem e equipe de enfermagem sobre o gerenciamento de eventos adversos em enfermagem e o atendimento de urgências e emergências. Espera-se que os produtos gerem impactos e mudanças no processo de ensino-aprendizagem e que contribuam para a inclusão digital de docentes carentes de recursos tecnológicos voltados para a Educação em Enfermagem. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
XELEGATI, ROSICLER; MARTINEZ EVORA, YOLANDA DORA. Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem em eventos adversos em enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, n. 5, p. 1181-1187, . (09/18547-0)

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