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Um software educacional sobre semiotécnica e semiologia para o ensino de enfermagem neonatal

Processo: 08/11271-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2010 - 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Carmen Gracinda Silvan Scochi
Beneficiário:Carmen Gracinda Silvan Scochi
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem neonatal  Recém-nascido prematuro  Recém-nascido  Softwares  Exame físico 

Resumo

Os ambientes virtuais de aprendizagem proporcionam um ensino-aprendizagem mais flexível, atrativo, interativo e colaborativo, possibilitando aos agentes relacionar novos conhecimentos com suas experiências prévias, levantar e testar hipóteses, pensar em como e onde aplicar o que aprende e ser crítico. Ainda há instituições de ensino, a escassez de material educacional com os recursos da informática. Esta realidade está presente tanto na formação de enfermeiros como na capacitação de profissionais que atuam na assistência ao prematuro, especialmente sobre semiotécnica e semiologia. Pensando nisso, construímos o software educativo Semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo usando tecnologia avançada, informatizada, interativa e com simulações que permitem a aproximação máxima à realidade, apresentando, gradativamente, a complexidade e as especificidades do recém-nascido pré-termo. A validação do conteúdo e aparência do software educacional foi realizada com especialistas em informática, em áudio-visual e em enfermagem. O desenvolvimento e uso de tecnologias na Enfermagem nos remete à necessidade de se avaliar, os produtos tecnológicos construídos não só com especialistas, mas, em especial, com o estudante de enfermagem, bem como à necessidade de avaliar a aprendizagem proporcionada pelo auxílio destes materiais. Assim, propomos no presente estudo validar este software com estudantes de enfermagem e posterior ao desenvolvimento deste software educacional em um ambiente virtual de aprendizagem, avaliar aprendizagem cognitiva a curto e médio prazo (retenção da aprendizagem) auxiliada pelo uso deste ambiente virtual através de uma metodologia ativa. Para a validação semântica e conceitual, seguimos a metodologia do Grupo DISABKIDS (2006) e participarão 216 estudantes dos 12 cursos de licenciatura em enfermagem brasileiros, oferecidos por universidades públicas que farão a validação geral do software e destes, 96 participarão da validação semântica do conteúdo do software e 120 da validação semântica das simulações. Será realizada estatística descritiva das respostas dos instrumentos por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS, 1999). Para a avaliação da aprendizagem, será realizada intervenção educacional com a participação de todos os estudantes matriculados na disciplina que apresenta conteúdos de enfermagem neonatal de dois cursos de licenciatura em enfermagem do estado de São Paulo oferecidos por universidades públicas. A coleta de dados será feita com o pré-teste, a intervenção educacional e o pós-teste. Após seis meses será aplicado um teste nos participantes para avaliar a retenção da aprendizagem. A intervenção será embasada nas metodologias ativas de aprendizagem e apresentará os seguintes momentos: a) avaliação do conhecimento prévio; b) conhecimento do prematuro na UCIN para avaliação clínica; c) conhecimento sobre a semiologia do prematuro por intermédio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) (grupo experimental) ou de aula teórica (grupo controle); d) participação do círculo de cultura para definição das questões norteadoras acerca das dúvidas relacionadas à temática estudada; e) cuidados ao prematuro na UCIN subsidiados pela semiotécnica e semiologia e mediado pelo facilitador/docente; f) avaliação da aprendizagem - avaliação objetiva. Será nomeado um professor referência de cada um dos dois cursos de licenciatura em enfermagem do estado de São Paulo incluídos no estudo, que acompanhará as atividades da pesquisadora responsável na coleta de dados nas instituições de origem. Os dados relativos ao desempenho de cada grupo (experimental e controle) serão sumarizados por meio de estatística descritiva e para comparações intra grupos (antes e após imediato e a médio prazo) serão realizadas segundo teste não-paramétrico Wilcoxon e entre grupos (experimental e controle) mediante o teste não-paramétrico Mann-Whitney, com nível de significância a = (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTI FONSECA, LUCIANA MARA; AREDES, NATALIA DEL' ANGELO; FERNANDES, ANANDA MARIA; DA CUNHA BATALHA, LUIS MANUEL; AMADO APOSTOLO, JORGE MANUEL; AMADO MARTINS, JOSE CARLOS; RODRIGUES, MANUEL ALVES. Computer and laboratory simulation in the teaching of neonatal nursing: innovation and impact on learning. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, 2016. Citações Web of Science: 2.
MONTI FONSECA, LUCIANA MARA; VILELA DIAS, DANIELLE MONTEIRO; NOGUEIRA GOES, FERNANDA DOS SANTOS; SEIXAS, CARLOS ALBERTO; SILVAN SCOCHI, CARMEN GRACINDA; AMADO MARTINS, JOSE CARLOS; RODRIGUES, MANUEL ALVES. Development of the e-Baby Serious Game With Regard to the Evaluation of Oxygenation in Preterm Babies Contributions of the Emotional Design. CIN-COMPUTERS INFORMATICS NURSING, v. 32, n. 9, p. 428-436, SEP 2014. Citações Web of Science: 11.
LUCIANA MARA MONTI FONSECA; NATÁLIA DEL'ANGELO AREDES; ADRIANA MORAES LEITE; CLAUDIA BENEDITA DOS SANTOS; REGINA APARECIDA GARCIA DE LIMA; CARMEN GRACINDA SILVAN SCOCHI. Evaluation of an educational technology regarding clinical evaluation of preterm newborns. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 1, p. -, Fev. 2013.

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