Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito do inibidor da fosfodiesterase tipo-5 e N-acetilcisteína na lesão renal aguda isquêmica em ratos

Resumo

A lesão renal aguda (LRA) isquêmica desencadeia uma cascata de eventos que envolve resposta inflamatória e geração de espécies reativas de oxigênio que resultam em lesão endotelial e tubular. Por outro lado, a hipóxia celular ativa mecanismos de adaptação celular e citoproteção como a enzima heme oxigenase-1 (HO-1). O citrato de sildenafil e a N-acetilcisteína (NAC) demonstram propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e de proteção vascular. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito do citrato de sildenafil e da NAC em tempos diferentes de LRA isquêmica em ratos. Material e Métodos: Serão utilizados ratos da raça Wistar, adultos e machos (250 a 300g), divididos nos seguintes grupos: SHAM (simulação do ato cirúrgico); Sildenafil (sildenafil 0,25 mg/kg, v.o., 1vez ao dia); NAC (NAC 300mg/kg, i.p., 1 vez ao dia); Isquemia 30 min (clampeamento renal de 30 min); Isquemia 45 min (clampeamento renal 45 min); Isquemia 30 min + sildenafil; Isquemia 45 min + sildenafil; Isquemia 30 min + NAC; Isquemia 45 min + NAC. Serão avaliadas a função renal, o perfil oxidativo, a histologia do tecido renal, a atividade enzimática de HO-1, a expressão gênica de HO-1 e liberação de óxido nítrico (NO). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO NASCIMENTO, ESPEDITO LADIER; WATANABE, MIRIAN; DA FONSECA, CASSIANE DEZOTI; SCHLOTTFELDT, FABIO DOS SANTOS; FERNANDES VATTIMO, MARIA DE FATIMA. Renoprotective effect of the Echinodorus macrophyllus in induced renal injury. Acta Paulista de Enfermagem, v. 27, n. 1, p. 12-17, 2014. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.