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Táticas experienciais: arte, arquitetura e marketing na "Era da experiência"

Processo: 10/02195-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Ruy Sardinha Lopes
Beneficiário:Ruy Sardinha Lopes
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:David Moreno Sperling
Assunto(s):Arquitetura  Estética (arte)  Arte contemporânea 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquitetura contemporanea | Arte contemporânea | espaços da experiência | Experiência | marketing experencial | estética

Resumo

A presente proposta pretende investigar os sentidos e as operatividades que o conceito de "experiência" vem adquirindo no cenário contemporâneo. Demarcam-se como lastros conceituais deste trabalho os textos escritos por Walter Benjamim e Adorno entre as décadas de 1930 e 1940, sinalizando o declínio da experiência em seu sentido forte. Desde então, o mesmo termo foi adquirindo outros sentidos, implicações e abrangências, notadamente nos campos da arte e da arquitetura a partir dos anos 1960, no campo da economia e da cultura após os anos 1970. E atualmente, faz-se intensamente presente nas estratégias de marketing, no design, na arte e na arquitetura contemporâneas. Além da explicitação dos marcos conceituais sobre a questão, compõe a pesquisa o mapeamento das táticas experienciais que vem sendo utilizadas para a produção espacial, imagética e discursiva do que aqui se denomina como a "era da experiência". (AU)

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