Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de algoritmos de controle de marcha para um exoesqueleto de membros inferiores

Processo: 08/09530-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2009 - 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Adriano Almeida Gonçalves Siqueira
Beneficiário:Adriano Almeida Gonçalves Siqueira
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Exoesqueleto  Membros inferiores 

Resumo

Este documento apresenta o estágio atual da construção de um exoesqueleto para membros inferiores baseado em uma órtese comercial e os objetivos e resultados esperados deste projeto de pesquisa. Na primeira fase do desenvolvimento do exoesqueleto foram realizados a simulação do modelo órtese-paciente utilizando os softwares ADAMS e Matlab, a aplicação de algoritmos de adaptação do padrão de marcha e o projeto e construção de uma órtese tornozelo-pé ativa acionada por um atuador elástico em série com controle de força e impedância. Na segunda fase serão projetadas e construídas as demais partes do exoesqueleto, são elas: os acionamentos do joelho e do quadril. Além disso, pretende-se desenvolver algoritmos de adaptação de marcha utilizando redes neurais artificiais considerando o critério de estabilidade de caminhar denominado ZMP (Zero Moment Point), as forças de interação geradas pelo usuário e a análise de dados provenientes de eletroencefalografia (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JARDIM, BRUNO; SIQUEIRA, ADRIANO A. G. Development and analysis of series elastic actuators for impedance control of an active ankle-foot orthosis. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 36, n. 3, p. 501-510, MAY 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.