Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos impactos de geradores distribuídos no nível de curto-circuito de sistemas de distribuição de energia elétrica

Resumo

A instalação de geração distribuída nas redes de distribuição e de subtransmissão de energia elétrica tem apresentado significativo crescimento em âmbito mundial, impulsionado pelos benefícios que pode proporcionar aos sistemas elétricos, pela necessidade de diversificação da matriz energética dos países, pela desregulamentação do setor de energia elétrica em diversos países e pela necessidade de gerar energia elétrica de forma sustentável. No entanto, para que os geradores distribuídos possam de fato beneficiar a operação das redes elétricas, seus impactos técnicos devem ser cuidadosamente estudados, sobretudo em redes de distribuição, as quais foram inicialmente planejadas para operar com fluxo de potência unidirecional. Dentre esses impactos, destaca-se a elevação do nível de curto-circuito, que, sendo excessiva, pode violar as capacidades dos equipamentos em suportar os esforços térmicos e dinâmicos devidos às elevadas correntes de curto-circuito, bem como provocar a perda da coordenação entre os dispositivos de proteção contra sobrecorrente. Neste contexto, este projeto se propõe a estudar os impactos dos geradores distribuídos nos níveis de curto-circuito de redes de distribuição de energia elétrica, tendo como foco os geradores conectados nas redes por meio de conversores de freqüência. Propõe-se ainda o desenvolvimento de uma metodologia eficiente para o cálculo de curto-circuito considerando esses tipos de geradores. Ressalta-se que o método convencional de cálculo de correntes de curto-circuito envolve a construção da matriz das impedâncias da rede (Zbus), portanto pode ser inadequado para tratar conversores de freqüência, visto que a determinação de suas impedâncias é um processo complexo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)