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Um estudo sobre os canais de distribuição de hortaliças na cidade de São Paulo: transações entre varejo e fornecedores

Processo: 08/00428-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2008 - 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Roberta de Castro Souza
Beneficiário:Roberta de Castro Souza
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Canais de distribuição 

Resumo

Atualmente, é consenso a importância dos supermercados na venda de alimentos, sendo que o alto nível de concentração deste setor tem levado a mudanças ao longo das cadeias de distribuição de alimentos. No caso do Brasil, há indicações de que houve uma desconcentração do varejo de alimentos associada à expansão dos supermercados independentes (em termos de número de estabelecimentos e participação de mercado) e do varejo tradicional (somente em número de estabelecimentos). Este fato indica que o setor varejista de alimentos no Brasil vem sinalizando uma tendência diferente do consenso geral, representada pela alta concentração das vendas pelas grandes redes de supermercado (REARDON e BERDEGUÉ, 2002; UK FOOD GROUP, 2005). Diante disso, o objetivo deste projeto é investigar a estrutura dos canais de distribuição de hortaliças focalizando as relações entre varejistas e seus fornecedores de hortaliças. Na parte conceitual serão utilizadas as abordagens de canais de distribuição, economia dos custos de transação e capacitações dinâmicas. Na parte empírica o projeto propõe a utilização do método de estudo de casos múltiplos, que será viabilizado por meio de entrevistas presenciais com varejistas e seus fornecedores de hortaliças. Também será utilizada abordagem quantitativa por meio da técnica de análise de correspondência. (AU)