Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimizacao da rota de purificacao de glicerina bruta, oriunda do biodiesel, visando menor consumo de energia

Resumo

As políticas mundiais estão promovendo o uso de biocombustíveis, com objetivo de minimizar a dependência da extração de combustíveis fósseis e reverter as atuais mudanças climáticas. Destes biocombustíveis, o biodiesel vem sendo introduzido na matriz energética mundial. O processo corrente de produção deste combustível usa a reação de transesterificação dos triglicérides presentes nos óleos vegetais ou na gordura animal. Esta reação gera cerca de 10% de glicerina, que precisa ser tratada para uso em outras aplicações. Os processos convencionais de purificação da glicerina consomem muita energia. Neste trabalho, será otimizada uma rota de purificação de glicerina e seus pontos principais são: à separação dos sais por precipitação usando o efeito "salting out" (com recuperação da blenda alcoólica por evaporação) e resina de troca iônica seguida da destilação azeotrópica à pressão atmosférica, com recuperação do hidrocarboneto usado como arrastador, sempre com o foco na redução do consumo de energia do processo como um todo. Serão estabelecidas as metodologias para seleção da mistura alcoólica mais adequada à precipitação de sais e para determinação da melhor configuração do prato de coluna de destilação para efetuar a desidratação da glicerina. Pretende-se obter um produto com 99,5% glicerol, com o mínimo conteúdo de impurezas. Os ensaios experimentais serão conduzidos segundo técnicas de delineamento experimental, e a análise dos resultados será feita a partir dos modelos ajustados, e suas respectivas superfícies de resposta. A otimizarão do sistema estudado será feita mediante o conceito de "desirability" global D. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUTIERREZ-OPPE, EVELYN EDITH; SALUAGNINI, WILSON MIGUEL; SANTOS TAQUEDA, MARIA ELENA. Comparison between the design of experiments and simulation in the three-phase distillation in a sieve tray column for glycerine dehydration. CHEMICAL ENGINEERING RESEARCH & DESIGN, v. 91, n. 7, p. 1186-1202, JUL 2013. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.