Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da vegetação secundária na conservação da biodiversidade e água na região central de Rondônia

Resumo

A dinâmica do uso do solo e a rápida conversão de florestas, em áreas agrícolas, juntamente com a gama de perturbações inerentes ao avanço da ocupação humana vêm causando o colapso dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas florestais, tanto em suas interfaces terrestres como aquáticas. Isso se reflete na diminuição da riqueza de espécies e a degradação de rios e córregos em áreas altamente fragmentadas. O presente projeto tem como objetivo principal avaliar como a estrutura espacial e o histórico de conversão da Floresta Amazônica na região central de Rondônia estão afetando a retenção da biodiversidade de grandes vertebrados e a conservação da água. O uso de métricas da paisagem calculadas com base em séries temporais de imagens de satélite relacionando-as com a ocorrência de grandes vertebrados e parâmetros físico-químicos da água, servirá como base para a elaboração de estratégias de conservação da biodiversidade e da água na Amazônia, além de permitir a análise quantitativa do grau de interferência nos serviços ambientais prestados pela floresta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BREJAO, GABRIEL L.; HOEINGHAUS, DAVID J.; PEREZ-MAYORGA, MARIA ANGELICA; FERRAZ, SILVIO F. B.; CASATTI, LILIAN. Threshold responses of Amazonian stream fishes to timing and extent of deforestation. Conservation Biology, v. 32, n. 4, p. 860-871, AUG 2018. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.