Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo multi-escala da biomassa torrada para usagem energética: da micro-partícula ao processo industrial

Processo: 08/55366-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2009 - 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Energia de Biomassa Florestal
Convênio/Acordo: INRA
Pesquisador responsável:José Otávio Brito
Beneficiário:José Otávio Brito
Pesq. responsável no exterior: Patrick Perré
Instituição no exterior: Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), França
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Bioenergia  Resíduos biodegradáveis  Bagaço de cana-de-açúcar 

Resumo

Atualmente, diante das tensões energéticas mundiais, o uso da biomassa como fonte energética tornou-se um tema estratégico para a independência energética de um país. Isto se deve principalmente ao seu caráter renovável, a sua abundância e baixo custo. No Brasil, a biomassa é uma importante fonte de energia, sendo os produtos derivados da cana-de-açúcar e da madeira são a terceira e quarta fontes de energia do país. Na França, a lenha e seus resíduos constituíram 50,6% da produção de energia primária de origem renovável em 2007. Porém, para que sua utilização como fonte de energia seja viável economicamente e mais respeituosa ambientalmente, é necessário que este material passe por transformações tecnológicas. Esta proposta visa a aplicação do processo de torrefação como pré-tratamento da biomassa, proveniente do bagaço de cana-de-açúcar e de resíduos florestais, para ser usada como fonte de energia, tendo um produto final capaz de atender às necessidades ecológicas e industriais. Uma das originalidades do presente projeto será o estudo do material obtido em diferentes escalas, desde a micro-partícula (propriedades tecnológicas homogênias) até a aglomeração de macro-partículas (escala industrial). Esta abordagem multi-escala se baseia em um trabalho de dupla modelização (macro-partícula e processo industrial) alimentada por um trabalho de caracterização e de validação. Um dos principais desafios deste projeto é de fornecer ferramentas de simulação capazes de predir diferentes propriedades da biomassa para atender as diversas necessidades de utilização em processos industriais. Diante da grande complementaridade disciplinar das duas instituições e da grande experiência dos responsáveis do projeto em suas áreas de pesquisa, esta colaboração trará grandes benefícios acadêmicos e científicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIERRE, FLORAN; ALMEIDA, GIANA; BRITO, JOSE OTAVIO; PERRE, PATRICK. INFLUENCE OF TORREFACTION ON SOME CHEMICAL AND ENERGY PROPERTIES OF MARITIME PINE AND PEDUNCULATE OAK. BIORESOURCES, v. 6, n. 2, p. 1204-1218, 2011. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.