Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem preditiva de distribuição de espécies e cenários de biodiversidade em relação à paisagem na Bacia do Rio Corumbataí, SP

Processo: 05/00405-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2005 - 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Hilton Thadeu Zarate Do Couto
Beneficiário:Hilton Thadeu Zarate Do Couto
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade  Vertebrados  Bacia hidrográfica  Rio Corumbataí  Modelos ecológicos  Biogeografia 

Resumo

A fragmentação e conversão de habitats são as grandes causas da redução da biodiversidade, podendo influenciar direta ou indiretamente a distribuição e abundância de espécies. A modelagem de distribuição de espécies permite compreender quais fatores afetam a distribuição e abundância das espécies e predizer futuras alterações neste padrão. Dentro deste contexto, este estudo visa compreender padrões de distribuição de três grupos de vertebrados (aves, mamíferos e peixes) em relação à composição e configuração da paisagem atual e prever alterações nesses padrões através de simulações no uso da terra. A área escolhida para este estudo é a bacia do rio Corumbataí, dada a sua importância para a conservação da biodiversidade da região. O estudo será desenvolvido em três etapas: a) levantamento de vertebrados: a ocorrência das espécies será aferida a partir de observações diretas e indiretas no campo. Os sítios de coleta serão definidos através da amostragem estratificada aleatória e o esforço de coleta será ponderado pela área de cada estrato; b) geração de modelos preditivos de distribuição de espécies: os modelos serão gerados utilizando-se os dados de ocorrência e variáveis ambientais tais como, cobertura, aspecto, declividade, geologia etc. Os modelos serão gerados com o auxílio do GARP e da função discriminante. A acurácia dos modelos será aferida através da matriz de erros e índices quantitativos; e c) projeção de cenários de biodiversidade a partir de simulações de alteração do uso/cobertura do solo. Os modelos preditivos serão projetados sobre três possíveis cenários, visando fornecer informações de possível expansão ou contração de áreas de abrangência das espécies estudadas. Os resultados obtidos poderão fornecer um prognóstico da distribuição espacial de espécies em função da paisagem, visando contribuir para o manejo e conservação da biodiversidade no Estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MICCHI DE BARROS FERRAZ, KATIA MARIA PASCHOALETTO; DE SIQUEIRA, MARINEZ FERREIRA; ALEXANDRINO, EDUARDO ROBERTO; APOLINARIO DA LUZ, DANIELA TOMASIO; ZARATE DO COUTO, HILTON THADEU. Environmental suitability of a highly fragmented and heterogeneous landscape for forest bird species in south-eastern Brazil. ENVIRONMENTAL CONSERVATION, v. 39, n. 4, p. 316-324, DEC 2012. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.