Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vivo e in vitro da atividade fotoquimiopreventiva de extratos vegetais

Resumo

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2007), no Brasil, o câncer mais freqüente é o de pele, correspondendo a cerca de 25 % de todos os tumores diagnosticados, sendo a radiação ultravioleta (RUV) o seu maior agente etiológico. Em decorrência da destruição da camada de ozônio pela poluição, a incidência de RUV sobre a Terra tem aumentado, e conseqüentemente, o número de casos de câncer de pele tem se elevado cada vez mais. Em adição, diversos estudos têm demonstrado que os danos causados pela radiação solar à pele são freqüentemente causados pela geração de radicais livres e ativação de mediadores do processo inflamatório. Desta forma, o extrato de calêndula (Calendula officinalis) e a soja biotransformada (Glycine max) poderiam ser utilizados em formulações tópicas, visando à prevenção dos danos causados pela radiação solar na pele, uma vez que estes extratos possuem componentes polifenólicos com pronunciada atividade antioxidante e/ou antiinflamatória. Embora diversos trabalhos descrevam a atividade farmacológica destes extratos, não há estudos direcionados à avaliação fotoquimiopreventiva e de suas toxicidades celulares às células da pele. Assim, este projeto tem o objetivo de avaliar o possível efeito fotoquimiopreventivo e a toxicidade celular dos extratos de calêndula e de soja, biotransformada com o fungo Aspergillus awamori, através de estudos "in vitro" em cultura de células de fibroblastos irradiados com RUV. Em adição, formulações tópicas contendo estes extratos serão preparadas e suas eficácias fotoquimiopreventivas serão avaliadas através de estudos "in vivo" em camundongos "hairless" irradiados com RUV. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, REBECA OLIVEIRA; DIAS ALVES, GEORGIA DE ASSIS; SCARANO AGUILLERA, ANA LUIZA; ROGEZ, HERVE; VIEIRA FONSECA, MARIA JOSE. Photochemoprotective effect of a fraction of a partially purified extract of Byrsonima crassifolia leaves against UVB-induced oxidative stress in fibroblasts and hairless mice. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY B-BIOLOGY, v. 178, p. 53-60, JAN 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.