Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de ação da beta 2-glicoproteína I sobre fagócitos humanos

Resumo

Este projeto foi desenhado para estudar o envolvimento das vias de sinalização celular no mecanismo de ação da beta2-glicoproteina I (beta2GPI). Resultados anteriores corroboram a hipótese de que a beta2GPI, regula a ingestão e o processamento silencioso de antígenos por macrófagos. Há evidências de aumento na expressão hepática desta proteína em animais submetidos a sepse por inoculação endovenosa de E.coli r-6 e ela tem sido implicada com a regulação da sobrevida de várias linhagens celulares, como um inibidor de IL-3. Por outro lado, neutrófilos de sangue periférico respondem, in vitro, à presença de beta2GPI com um aumento na produção de NO, associado à diminuição da quimiluminescência dependente do luminol e aumento da oxidação do DCFH-DA na citometria de fluxo. O mecanismo dos efeitos da beta2GPI sobre o burst respiratório e a diferenciação de fagócitos ainda não é conhecido. A modulação das vias de sinalização celular e a compartimentalização da MPO são possibilidades que o grupo pretende explorar. Como estratégia, pesquisaremos alvos bioquímicos entre os intermediários das principais vias de sinalização celular, em ensaios onde a proteína já tem ou pode ter documentado seu papel modulador. Por exemplo a ingestão de partículas e a produção de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio durante a fagocitose, a proliferação celular e a diferenciação de precursores de fagócitos. Além disso, tentaremos identificar correlações entre a concentração plasmática de beta2GPI e a produção de citocinas, em indivíduos com sepse, que podem servir como indicador da relevância do papel modulador da beta2GPI sobre a inflamação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA LOPES, J. E. F.; BARBOSA, M. R.; STELLA, C. N.; SANTOS, W. A.; PEREIRA, E. M.; NOGUEIRA-NETO, J.; AUGUSTO, E. M.; SILVA, V, L.; SMAILI, S. S.; GOMES, L. F. In vivo anti-angiogenic effects further support the promise of the antineoplasic activity of methyl jasmonate. Brazilian Journal of Biology, v. 70, n. 2, p. 443-449, MAY 2010. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.