Busca avançada
Ano de início
Entree

Permeabilidade e citotoxicidade in vitro de derivados da nifuroxazida com atividade frente a cepas multirresistentes de Staphylococcus aureus empregando células CACO-2

Processo: 10/07188-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Silvia Storpirtis
Beneficiário:Silvia Storpirtis
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Chang Chiann ; José Eduardo Gonçalves ; Leoberto Costa Tavares
Assunto(s):Farmacotécnica  Nifuroxazida  Staphylococcus aureus  Células CACO-2  Permeabilidade da membrana celular  Citotoxicidade 

Resumo

Na busca por novos fármacos com potencial atividade antimicrobiana, os compostos 5-nitro-heterocíclicos derivados da nifuroxazida têm apresentado atividade frente a cepas multirresistentes de Staphylococcus. aureus. Sendo a via oral a rota preferencial para a administração de fármacos, estimar a absorção intestinal humana de candidatos a fármacos, nos primeiros estágios do processo de desenvolvimento, é importante e necessária para obter eficiente seleção e otimização. Dentre os muitos modelos de absorção de compostos em cultura celular in vitro, os mais utilizados são as células CACO-2. Estas são células derivadas de carcinoma humano colo-retal, as quais apresentam a maioria das propriedades morfológicas e funcionais das células do epitélio intestinal humano. Muitos estudos revelaram que a absorção oral humana de compostos relaciona-se com sua permeabilidade aparente (Papp) calculada por meio da quantificação da fração permeada através da monocamada de células CACO-2 em função do tempo. Portanto, a permeabilidade através destas células é um valioso índice para estimar a absorção de compostos pela administração oral. Neste contexto, o presente projeto tem por objetivo desenvolver ensaios in vitro utilizando células CACO-2 a fim de analisar a permeabilidade e citotoxicidade de compostos 5-nitro-heterocíclicos com atividade antimicrobiana, apresentando principalmente atividade promissora frente a cepas de Staphylococcus aureus multirresistente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, MARIANE B.; GONCALVES, JOSE E.; SCOTTI, MARCUS T.; DE OLIVEIRA, ALEX A.; TAVARES, LEOBERTO C.; STORPIRTIS, SILVIA. Caco-2 cells cytotoxicity of nifuroxazide derivatives with potential activity against Methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA). TOXICOLOGY IN VITRO, v. 26, n. 3, p. 535-540, APR 2012. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.