Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da suplementacao com glutamina livre e na forma de dipeptideo sobre vias de sinalizacao proteica e sistema imunitario em ratos submetidos a sepse.

Resumo

A manutenção da massa muscular esquelética é importante para a qualidade de vida e exerce influência sobre diversas funções orgânicas do corpo. A redução da quantidade de massa muscular é observada em diversos estágios de doenças ou situações, as quais incluem o envelhecimento, o câncer, a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), a sepse, a doença renal crônica, entre outras. A menor quantidade de massa muscular, decorrente da redução da síntese ou aumento da degradação protéica pode contribuir para uma maior morbidade de indivíduos, principalmente quando portadores de doenças. Além disso a menor quantidade de massa muscular reduz a disponibilidade de glutamina, um metabólito essencial para o sistema imune e antioxidante. Dentre os mecanismos envolvidos na perda de massa muscular, está a via do fator nuclear κB (NF-κB) e da Forkhead Box O (FOXO), os quais modulam uma rede de sinalizações celulares envolvidas na síntese e degradação de proteínas miofibrilares. Uma das vias reguladas pelo NF-κB é a da fosforilação do complexo PI3K/eIF2/4EBPl, o qual regula a síntese de novas proteínas. Por outro lado, o NF-κB também promove a transcrição de genes envolvidos com a caquexia, tais como o TNF-α e IL-1ß, os quais induzem a atrofia do músculo esquelético. A hipótese do presente projeto é de que a suplementação com glutamina pode, em situações de estresse metabólico atenuar a redução da massa muscular e sua atrofia. Nesse sentido, nosso objetivo é verificar o efeito da suplementação com glutamina na sua forma conjugada, L-alanil-L-glutamina ou livre, associada a L-alanina sobre mecanismos de síntese e degradação protéica e sua influencia sobre o sistema imunológico de ratos submetidos a sepse. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZAT, VINICIUS FERNANDES; BITTENCOURT, ALINE; SCOMAZZON, SOFIA PIZZATO; MOREIRA LEITE, JAQUELINE SANTOS; HOMEM DE BITTENCOURT, JR., PAULO IVO; TIRAPEGUI, JULIO. Oral free and dipeptide forms of glutamine supplementation attenuate oxidative stress and inflammation induced by endotoxemia. NUTRITION, v. 30, n. 5, p. 602-611, MAY 2014. Citações Web of Science: 43.
CRUZAT, VINICIUS F.; PANTALEAO, LUCAS C.; DONATO, JR., JOSE; HOMEM DE BITTENCOURT, JR., PAULO IVO; TIRAPEGUI, JULIO. Oral supplementations with free and dipeptide forms of L-glutamine in endotoxemic mice: effects on muscle glutamine-glutathione axis and heat shock proteins. JOURNAL OF NUTRITIONAL BIOCHEMISTRY, v. 25, n. 3, p. 345-352, MAR 2014. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.