Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do metabolismo de ferro em ratos alimentados com frutanos do tipo inulina: avaliação da expressão de proteínas envolvidas na absorção intestinal e homeostase de ferro

Processo: 09/07160-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2009 - 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Célia Colli
Beneficiário:Célia Colli
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição experimental  Biodisponibilidade  Absorção intestinal  Ferro  Frutanos  Inulina 

Resumo

Frutanos do tipo inulina (FTI; inulina e frutooligossacarídeos [FOS]) são fibras alimentares consideradas como prebióticos por favorecerem a multiplicação de bactérias bifidogênicas em detrimento de espécies patogênicas para o hospedeiro. A fermentação destes carboidratos afeta o pH luminal, a solubilidade e a superfície absortiva para os minerais à medida que provoca aumento na proliferação celular e no número de criptas. Além disso, alterações na expressão de genes relacionados com o processo absortivo para de minerais têm sido descritas. Neste projeto, pretendemos investigar como a absorção de Fe é afetada pela fermentação dos FTI e quais os mecanismos envolvidos. Para tanto, será utilizado o modelo de depleção e repleção de hemoglobina em ratos anêmicos, que vem sendo sistematicamente utilizado em estudos de biodisponibilidade de Fe. Ao longo do período de repleção (0, 7 e 14 dias), o efeito do consumo de FTI será avaliado: 1) em parâmetros de biodisponibilidade (eficiência de recuperação de Hb, pool de Fe e valor biológico relativo ao FeSO4) e bioquímicos do status em Fe (Fe sérico, capacidade total de ligação do Fe, saturação da transferrina); 2) em parâmetros intestinais (pH, especiação de Fe, morfometria da mucosa intestinal, proliferação celular e expressão gênica - DMT-1, ferritina, ferroportina); 3) em parâmetros hepáticos (concentração de minerais e expressão gênica - ferroportina, ferritina e hepcidina) e esplênicos (concentração de minerais e expressão gênica - ferroportina); 4) e em parâmetros hematológicos (hemograma). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOMATSU, TIEMY R.; BURITI, FLAVIA C. A.; DA SILVA, ROBERTA C.; LOBO, ALEXANDRE R.; COLLI, CELIA; GIOIELLI, LUIZ A.; SAAD, SUSANA M. I. Nutrition claims for functional guava mousses produced with milk fat substitution by inulin and/or whey protein concentrate based on heterogeneous food legislations. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 50, n. 2, p. 755-765, MAR 2013. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.