Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioprospecção dirigida à obtenção de compostos voláteis antioxidantes, antifúngicos e antibióticos de macroalgas vermelhas da costa brasileira (Rhodophyta)

Processo: 07/02846-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2008 - 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Ernani Pinto Junior
Beneficiário:Ernani Pinto Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicologia ambiental  Óleos essenciais  Compostos voláteis  Antioxidantes  Algas marinhas  Rhodophyta  Bioatividade 

Resumo

O oceano apresenta uma vasta biodiversidade de espécies, entre elas as algas marinhas, as quais são usadas principalmente como fonte de alimentos, de produtos naturais e para uso medicinal. Embora o Brasil disponha de uma grande extensão litorânea, os investimentos da iniciativa privada e/ou do Governo do Estado de São Paulo no cultivo de algas e sua exploração comercial são escassos. No contexto nacional, poucos são os grupos de pesquisa ou empresas que se dedicam ao estudo de produtos naturais ativos extraídos de algas, portanto a investigação de novos produtos naturais bioativos extraídas destes organismos são de extrema importância. Apesar de alguns trabalhos relevantes mostrarem a relação entre óleos essenciais (OE)/compostos voláteis (CV) de algas (Rhodophyta) e atividade biológica, ainda é pouco significativo o número de artigos na literatura frente à biodiversidade encontrada. Por essa razão, o objetivo deste projeto é verificar a presença de OE e CV em espécies de algas vermelhas que habitam o litoral brasileiro, caracterizar quimicamente estas substâncias, bem como verificar a atividade antimicrobiana e antioxidante destes óleos. Para isso, serão utilizadas diferentes técnicas de extração dos compostos de interesse, técnicas cromatográficas como CG-MS, HPLC, CCD, entre outras, e espectroscópicas como UV-VIS, RMN, IV e MS. Esta proposta conta com a contrapartida do auxílio CNPq/CT-Saúde/Edital-10, Nº 554660/2006-7, o qual foi recentemente contemplado para o nosso grupo; no entanto, com cortes no orçamento. A proposta aqui apresentada também vislumbra a geração de registros e que sejam depositadas patentes relacionadas ao uso farmacêutico e cosmético de interesse. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.