Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxa de metilação do DNA durante o período gestacional: avaliação de determinantes genéticos e nutricionais

Resumo

A cobalamina (vitamina B12) e o ácido fólico são nutrientes essenciais para síntese de DNA e S-adenosilmetionina (SAM). O SAM é um potente doador de grupo metil necessário nas reações de metilação do DNA. Sendo assim, deficiências dessas vitaminas podem comprometer as concentrações de SAM e, indiretamente, a metilação do DNA. Esta, por sua vez, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento celular, constituindo um mecanismo de repressão gênica, cuja alteração pode gerar estados patológicos e está relacionada a diversas doenças e síndromes. Estudos recentes realizados por nossa equipe mostraram que concentrações maternas reduzidas de cobalamina interferem no metabolismo das gestantes bem como de seus recém nascidos. Dentre os resultados mais importantes obtidos nesse estudo, chamamos atenção ao fato das gestantes com baixas concentrações de cobalamina, assim como seus recém nascidos, apresentarem baixos valores da razão SAM/SAH. A concentração materna de cobalamina foi o principal determinante para os valores maternos da razão SAM/SAH, enquanto que os valores neonatais de folato sérico e de tHcy foram os determinantes para os valores neonatais de SAM/SAH. Não há na literatura estudos que avaliaram os efeitos dos fatores nutricionais (ingestão e concentrações séricas das vitaminas) e genéticos (presença de polimorfismos nos genes MTHFR, MTR, MTRR, TC2, RFC1 e GCP2) na taxa de metilação do DNA durante o período gestacional. Considerando essas premissas, os objetivos desse estudo são: avaliar a taxa de metilação no DNA (metilação global e na região promotora dos genes: SEPINB5, SFN e IFN gama) durante a gestação; determinar a evolução da taxa de metilação durante o período gestacional em mulheres com diferentes concentrações de folato sérico e cobalamina no inicio da gestação; avaliar a relação entre a taxa de metilação no DNA durante o período gestacional e concentrações plasmática das vitaminas cobalamina, folato, B6 e dos metabólitos tHcy e SAM; determinar a relação entre as variantes dos genes MTHFR, MTR, MTRR, TC2, RFC1 e GCP2 e a taxa de metilação no DNA durante a gestação e determinar se existe o efeito de interação entre as variantes dos genes MTHFR, MTR, MTRR, TC2, RFC1 e GCP2 e as quantidades de folato e de cobalamina ingeridas na dieta na taxa de metilação no DNA durante a gestação. Para isso serão convidadas a participar desse estudo 80 mulheres com idades gestacionais inferiores a 16 semanas e que não apresentem hipertensão, diabetes ou outras doenças crônicas. Serão colhidas amostras de sangue de cada gestante nas idades gestacionais de 16, 28 e 36 semanas. Para avaliação nutricional serão aplicados três inquéritos recordatórios de 24 horas (no dia da coleta) e um Questionário de Freqüência Alimentar na 28a semana de gestação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERRA-SHINOHARA, ELVIRA M.; PEREIRA, PERLA M.; KUBOTA, ANANKA M.; SILVA, THAIOMARA A.; REIS, JUCILENE L.; MIYASHITA, GERSON S.; D'ALMEIDA, VANIA; ALLEN, ROBERT H.; STABLER, SALLY P. Increased MMA concentration and body mass index are associated with spontaneous abortion in Brazilian women A pilot study. Clinica Chimica Acta, v. 411, n. 5-6, p. 423-427, MAR 2 2010. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.