Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de uma dieta hiperlipídica durante a gestação e lactação sobre a via de sinalização celular relacionada a síntese proteica no músculo esquelético da prole

Processo: 08/58126-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2009 - 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Julio Orlando Tirapegui Toledo
Beneficiário:Julio Orlando Tirapegui Toledo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez  Músculo esquelético  Síntese proteica  Sistema musculoesquelético  Lactação  Obesidade 

Resumo

Os hábitos alimentares das mães durante o período gestacional e lactacional afetam o comportamento alimentar, as funções metabólicas e o desenvolvimento muscular esquelético de seus filhos. Em modelos animais, a redução no desenvolvimento muscular de filhotes cujas mães foram submetidas ao consumo de dietas hiperlipídicas durante a gestação e a lactação pode, em parte, ser atribuído à resistência à insulina decorrente, em que a atividade de proteínas relacionadas à via de sinalização intracelular de estímulo ao crescimento celular e à síntese protéica encontra-se reduzida. Sendo assim, o presente estudo visa avaliar o efeito do consumo de uma dieta hiperlipídica por ratas adultas sobre a composição corporal, parâmetros metabólicos e teciduais e sobre a expressão e fosforilação de proteínas que compõem a via de sinalização celular relacionada à síntese protéica no músculo esquelético da sua prole no nascimento e desmame. Inicialmente, 40 ratas serão distribuídas em dois grupos de acordo com a dieta oferecida: Dieta controle (n=20); Dieta hiperlipidica (n=20). Essas ratas serão acasaladas e receberão sua respectiva dieta durante toda a gestação e lactação. Após o nascimento, cerca de seis filhotes por mãe serão eutanasiados para coleta de amostras e análise dos parâmetros investigados. Os filhotes selecionados para dar continuidade ao experimento serão dispostos junto das mães que serão distribuídas em outros quatro grupos: Dieta controle/Dieta controle (n=10); Dieta controle/Dieta hiperlipídica (n=10); Dieta hiperlipidica/Dieta hiperlipídica (n=10); Dieta hiperlipidica/Dieta controle (n=10). Ao final da lactação os filhotes serão eutanasiados e amostras serão coletadas para análise. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PANTALEAO, LUCAS C.; TEODORO, GABRIELA F. R.; TORRES-LEAL, FRANCISCO L.; VIANNA, DAIANA; DE PAULA, TATYANA D.; DE MATOS-NETO, EMIDIO M.; TRINDADE, MICHELE C. C.; ROGERO, MARCELO M.; BUENO, JR., CARLOS R.; TIRAPEGUI, JULIO. Maternal postnatal high-fat diet, rather than gestational diet, affects morphology and mTOR pathway in skeletal muscle of weaning rat. JOURNAL OF NUTRITIONAL BIOCHEMISTRY, v. 24, n. 7, p. 1340-1348, JUL 2013. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.