Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de lipídios estruturados sucedâneos da gordura do leite humano por interesterificação enzimática contínua

Processo: 08/55061-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2009 - 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Gioielli
Beneficiário:Luiz Antonio Gioielli
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades físicas  Varredura diferencial de calorimetria  Leite humano  Lipase 

Resumo

O leite humano possui características de grande importância para o recém-nascido, uma vez que a sua composição apresenta todos os nutrientes em quantidade e qualidade necessárias, além de proporcionar proteção contra infecções e alergias e estimular o sistema imunológico. Entretanto muitas mães, por razões médicas, metabólicas ou econômicas dependem de fórmulas artificiais para alimentar seus filhos. Portanto, a composição dos ácidos graxos e a sua distribuição nas cadeias dos triacilgliceróis devem ser alvos de estudos em fórmulas infantis, sendo que os triacilgliceróis do leite humano devem servir de modelo para os componentes lipídicos. Dando continuidade a trabalhos anteriores do nosso grupo de pesquisa, este projeto tem como objetivo sintetizar lipídios estruturados que contenham ácido palmítico esterificado principalmente na posição sn-2, em proporções próximas às encontradas no leite humano, utilizando misturas de banha e óleo de soja em quatro proporções. A síntese de lipídios estruturados será conduzida em bioreator com leito fixo para suporte de enzima sn-1,3 específica (Lipozyme TL IM). Posteriormente, serão analisadas a composição e as propriedades físicas dos lipídios estruturados obtidos Pretende-se ainda avançar no sentido de avaliar a distribuição estereoespecífica dos ácidos graxos pela técnica de ressonância magnética nuclear (RMN) do 13C e o comportamento de cristalização dos lipídios estruturados pelo uso da técnica de calorimetria diferencial de varredura (DSC). Esses resultados, juntamente com as demais propriedades físicas e químicas, definirão a aplicabilidade dos lipídios estruturados em fórmulas infantis. Os resultados referentes às misturas e às reações de interesterificação serão analisados estatisticamente por regressão múltipla e comparados com a gordura do leite humano e com o sucedâneo comercial Betapol. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOMATSU, TIEMY R.; BURITI, FLAVIA C. A.; DA SILVA, ROBERTA C.; LOBO, ALEXANDRE R.; COLLI, CELIA; GIOIELLI, LUIZ A.; SAAD, SUSANA M. I. Nutrition claims for functional guava mousses produced with milk fat substitution by inulin and/or whey protein concentrate based on heterogeneous food legislations. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 50, n. 2, p. 755-765, MAR 2013. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.