Auxílio à pesquisa 07/08276-4 - Ensino e aprendizagem, Jogos de empresas - BV FAPESP
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Comunidade SIMULAB em simuladores empresariais

Processo: 07/08276-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Aidar Sauaia
Beneficiário:Antonio Carlos Aidar Sauaia
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Jogos de empresas  Simulação (aprendizagem) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem vivencial | Ciências Sociais Aplicadas | Jogos de Empresas | Simuladores | Jogos de Empresas para Educadores

Resumo

Os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Economia apóiam-se basicamente nas 'aulas expositivas' como método de Ensino, privilegiando a apreensão de conhecimento onde o protagonista é o professor. Com o uso dos Laboratórios de Gestão (simuladores + jogos de empresas + pesquisa teórico-empírica) na FEA/USP/SP foi possível desde 2002 focalizar a compreensão de conhecimento em busca de visão sistêmica integrada e maior envolvimento de alunos de graduação na aprendizagem significativa. A pesquisa apóia-se em dois pilares conceituais: 1) a Aprendizagem Vivencial em contraposição ao Ensino Tradicional na Universidade; 2) a prática da Gestão das Organizações em jogos de empresas gerais, sob o enfoque das Ciências Sociais Aplicadas. O público pesquisado constitui-se de professores de IES, prioritariamente públicas, dos 27 estados brasileiros e será consultado em diversos momentos do jogo de empresas presencial, aqui proposto como laboratório de investigação. Com ajuda dos coordenadores de cursos das IES interessadas, serão selecionados professores para um evento de Aculturamento Docente, atividade presencial com 16 horas de duração. Serão aplicados questionários antes-depois, de pontos fortes e fracos dos professores com vistas ao PCDA da ANPAD, seguindo-se uma discussão da grade curricular e de ementas das disciplinas para integração de conteúdos. Seguem alguns dos resultados esperados neste estudo: a)Sensibilização docente sobre aprendizagem vivencial (aprender fazendo), orientada para a compreensão de conhecimento, em complemento à simples apreensão. b)Mapa nacional das IES sobre técnicas didáticas usadas em cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia e propensão ao uso dos jogos de empresas. c)Pré-diagnóstico de necessidades docentes em apoio ao PCDA da ANPAD. d)Deflagrar um processo nacional de reflexão docente para revisão, atualização e integração da grade curricular dos programas na área de Ciências Sociais Aplicadas. e)Promover a criação de uma rede nacional de especialistas, docentes e pesquisadores, que viabilize congressos e publicações para a disseminação e o compartilhamento do conhecimento e das práticas com simuladores organizacionais e técnicas de aprendizagem centradas no participante. (AU)

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