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Educacao da infancia: o uso de apostilas junto a pequena infancia e suas implicacoes para o reconhecimento da crianca como sujeito em desenvolvimento

Processo: 07/51217-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2008 - 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
Beneficiário:Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil  Sociologia da infância 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crianca Universal | Educacao Infantil | Sociologia Da Infancia | Utilizacao De Apostilas

Resumo

As pesquisas nacionais e internacionais, realizadas principalmente desde a década de 90, têm indicado que a criança pequena deve ser compreendida como protagonista de sua vida e que as instituições de educação infantil constituem um espaço privilegiado para o desenvolvimento das múltiplas linguagens e das relações sócio-educativas que sustentam esse protagonismo. Entretanto, verifica-se que redes públicas municipais do Estado de São Paulo têm adotado recursos pedagógicos provenientes dos Sistemas Privados de Ensino, particularmente as "apostilas", na Educação Infantil. Nesse sentido, o presente projeto pretende explicitar essa utilização e discuti-la. Pretende ainda verificar as relações estabelecidas pelas crianças pequenas com o material oferecido pelos SPE, trazendo como perspectiva teórica pesquisas sobre a pequena infância, que destacam a importância da escuta da criança, como elemento de um fazer pedagógico que respeite seus direitos. (AU)

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