Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise quantitativa da expressão de RNAs mensageiros de citocinas inflamatórias em células do líquido pleural de pacientes com suspeita de tuberculose pleural

Resumo

A tuberculose pleural é a forma mais comum de manifestação extrapulmonar da tuberculose, e ainda assim, o seu diagnóstico continua sendo um grande desafio. Visando o diagnóstico da tuberculose, a pesquisa de citocinas (IFN-g, IL-1, IL-2; TNF-a) tem demonstrado maior acurácia que a pesquisa de anticorpos, uma acurácia semelhante à pesquisa de adenosina deaminase, e inferior aos testes de amplificação de ácidos nucleicos. Existem poucos estudos avaliando o real papel dos testes que quantificam mediadores da resposta celular no diagnóstico da tuberculose pleural. O objetivo deste estudo é avaliar a expressão diferencial de genes que codificam diferentes citocinas e detectar a presença de M. tuberculosis em amostras de líquido pleural de pacientes com suspeita de tuberculose pleural através de técnicas de biologia molecular, visando assim determinar um padrão que, além de contribuir para o entendimento da resposta imune contra o M. tuberculosis, também auxilie no diagnóstico desta doença. A reação em cadeia da polimerase convencional será utilizada como auxiliar no diagnóstico etiológico do derrame pleural, enquanto a PCR em tempo real terá como alvo a detecção e quantificação relativa dos RNAs mensageiros (mRNAs) em células que expressam citocinas no líquido pleural. Pacientes com derrame pleural de pacientes em investigação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP serão incluídos no estudo durante 12 meses e seguidos até o final do tratamento. A extração do DNA e RNA total das amostras será realizada imediatamente e usada para a detecção do M. tuberculosis e quantificação dos mRNAs de um conjunto de citocinas que determinam os padrões TH1, TH2 e TH17 da resposta imune celular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES ESPOSITO, DANILLO LUCAS; BOLLELA, VALDES ROBERTO; PEREIRA FEITOSA, ANA LUISA; LOPES DA FONSECA, BENEDITO ANTONIO. Expression Profiles of Cytokine mRNAs in the Pleural Fluid Reveal Differences Among Tuberculosis, Malignancies, and Pneumonia-Exudative Pleural Effusions. Lung, v. 193, n. 6, p. 1001-1007, DEC 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.