Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos padrões do mecanismo de ventilação pulmonar em Lepidosiren paradoxa (Dipnoi), comparado ao modelo jet stream (de Jongh e GaN, 1969), através das equações do espaço morto

Processo: 09/53916-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2010 - 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Mogens Lesner Glass
Beneficiário:Mogens Lesner Glass
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes  Dipnoicos  Ventilação pulmonar  Tetrápodes  Lepidosiren paradoxa 

Resumo

O aparecimento da respiração aérea nos vertebrados aconteceu há mais de 400 milhões de anos, com o surgimento dos primeiros peixes pulmonados. Abundantes naquela época, hoje existem apenas seis espécies viventes, representadas por três gêneros (Lepidosiren, Protopterus e Neoceratodus). A ordem dos peixes pulmonados (Dipnoi) representa, na taxonomia clássica, o último ramo anterior ao surgimento dos anfíbios ancestrais. Sendo assim, o detalhamento de sua morfologia e de sua fisiologia torna-se de extrema importância. Dentro da fisiologia respiratória, o padrão do mecanismo ventilatório desses peixes, torna-se um tópico de grande relevância, baseando-se na escassez de trabalhos recentes que envolvam esse assunto, sendo representado apenas pelo trabalho de McMahon (1969). Em decorrência dos mais recentes estudos em anfíbios, que envolvem esse mesmo mecanismo, apoiados pelo modelo Jet Stream (De Jongh e Gans, 1969), torna-se importante a execução de um novo trabalho com uma espécie de Dipnoi, sendo neste estudo, Lepidosiren paradoxa, que possa ser comparado a tal modelo e assim corroborar com os esclarecimentos sobre a evolução dos tetrápoda. No desenvolvimento desse estudo, serão realizados experimentos envolvendo gasometria, medidas ventilatórias e testes de adequação deste modelo ao animal, sendo os resultados aplicados a equações do espaço morto, passando posteriormente por testes estatísticos para análise de significância dos dados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, GLAUBER S. F.; GLASS, MOGENS L.; BRANCO, LUIZ G. S. Temperature and respiratory function in ectothermic vertebrates. Journal of Thermal Biology, v. 38, n. 2, p. 55-63, FEB 2013. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.