Busca avançada
Ano de início
Entree

Hormônios de reprodução e citocinas influenciam na expressão da indoleamina 2,3-dioxigenase em cultivo celular de placenta e embrião murino e de ratas Wistar?

Processo: 09/54597-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2010 - 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:José Roberto Kfoury Júnior
Beneficiário:José Roberto Kfoury Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclo celular  Progesterona  Estrógenos  Placenta  Linfócitos T 

Resumo

A indoleamina 2,3 dioxigenase (IDO) é uma enzima envolvida no catabolismo do triptofano e, por limitar a oferta desse aminoácido essencial, impede a proliferação de células T alo-reativas, colaborando dessa forma para a prevenção da rejeição do concepto durante a gestação. Diversos estudos têm sido feitos em placentas humanas e murinas sobre o papel da IDO neste processo. Alterações na sua expressão e atividade são relacionadas a problemas de fertilidade em humanos e mulheres que apresentaram abortos recorrentes mostraram baixa atividade da IDO. Hormônios da reprodução também participam do processo de sobrevivência do feto alogeneico, como a progesterona que bloqueia o estímulo mitogênico da proliferação de células T, modula a produção de anticorpos, favorece a produção de IL-10, etc. e o estrógeno que pode modular a resposta Th1 ou Th2 na gestação dependendo de sua concentração. Buscando compreender se existe alguma interação da ação desses hormônios e a expressão da IDO, avaliaremos pela citometria de fluxo o comportamento da expressão da IDO e do ciclo celular nas células de embriões e da placenta de ratas e camundongos fêmeas em cultivo, frente à adição de progesterona, estradiol, interferon γ, triptofano e 1 metil-triptofano. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIA DA CUNHA BIANCHI, PEDRO KASTEIN; LEANDRO, RAFAEL MAGDANELO; POSCAI, ALINE NAYARA; YOSHINAGA, TULIO; GONCALEZ, PATRICIA ORLANDINI; KFOURY JUNIOR, JOSE ROBERTO. Progesterone Decreases in vitro Indoleamine 2, 3-dioxygenase Expression in Dendritic and CD4(+) Cells from Maternal-Fetal Interface of Rats. IMMUNOLOGICAL INVESTIGATIONS, v. 46, n. 5, p. 447-459, 2017. Citações Web of Science: 3.
MARIA LETÍCIA BAPTISTA SALVADORI; PEDRO KASTEIN FARIA DA CUNHA BIANCHI; BERNADETE DE LOURDES LIPHAUS; ÉRIKA ZOLCSÁK SOUSA; RENATA SANTOS SILVA; JOSÉ ROBERTO KFOURY JUNIOR. Influência do estrógeno e do interferon γ sobre a expressão da indoleamina-2,3-dioxigenase em cultura de células de placenta e embriões de ratas Wistar. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 35, n. 9, p. 795-800, Set. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.