Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da ingestão de inulina e goma guar parcialmente hidrolisada sobre o perfil da microbiota intestinal e produção de ácidos graxos de cadeia curta em mulheres constipadas

Processo: 07/58600-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2008 - 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Dan Linetzky Waitzberg
Beneficiário:Dan Linetzky Waitzberg
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microbioma gastrointestinal  Intestinos  Constipação intestinal  Inulina 

Resumo

Constipação é um distúrbio intestinal que resulta na dificuldade de evacuação. Entre as causas da constipação do adulto, encontra-se a deficiente ingestão de fibras dietéticas. As fibras dietéticas insolúveis podem contribuir para promover a saúde do intestino, devido sua capacidade de aumentar a massa fecal e a sua consistência e aumentar a mobilidade intestinal. Além disso, as fibras do tipo solúveis também podem contribuir para melhorar a composição de flora intestinal através do aumento da comunidade de bactérias benéficas para o intestino como os gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium que, entre outros probióticos, vivem harmoniosamente em nosso intestino. Isso ocorre porque fibras dietéticas solúveis como inulina, normalmente encontrada em alimentos de origem vegetal, não são digeridas pelo intestino humano e servem como substrato para estas bactérias. Um dos produtos proveniente da degradação das fibras solúveis são os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). Os AGCC são os combustíveis preferenciais dos colonócitos e contribuem para reduzir o pH intracolônico, acompanhado da redução de germe enteropatogênicos como enterobactérias. O presente estudo tem o objetivo de avaliar o efeito da mistura de inulina e goma guar parcialmente hidrolisada (GGPH) em relação a um placebo (maltodextrina) sobre a composição da microbiota intestinal e produção de ácidos graxos de cadeia curta em pacientes com constipação intestinal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LINETZKY WAITZBERG, D.; ALVES PEREIRA, C. C.; LOGULLO, L.; MANZONI JACINTHO, T.; ALMEIDA, D.; TEIXEIRA DA SILVA, MA. DE L.; DE MIRANDA TORRINHAS, R. S. MATOS. Microbiota benefits after inulin and partially hydrolized guar gum supplementation - a randomized clinical trial in constipated women. NUTRICION HOSPITALARIA, v. 27, n. 1, p. 123-129, JAN-FEB 2012. Citações Web of Science: 26.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.