Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinaptopodina e GLEPP1 na nefrite lúpica: expressão em podócitos e autorreatividade

Resumo

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença auto-imune multissistêmica caracterizada pela presença de uma variedade de auto-anticorpos circulantes, sendo o anti-DNA nativo e o anti-P (proteína ribossomal) considerados marcadores de doença. Existem evidências da associação do anti-dsDNA com nefrite lúpica e do anti-P com distúrbios neuropsiquiátricos e renal. Até o momento a natureza dos antígenos alvos não tem sido determinada, sendo a identificação de possíveis candidatos moleculares que estejam envolvidos na lesão renal e/ou neuropsiquiátrica de interesse para a compreensão dos complexos mecanismos auto-imunes envolvidos no LES. A sinaptopodina se insere nesse contexto pela sua distribuição tecidual seletiva e pela sua relevância funcional. É uma proteína expressa em compartimentos celulares das gêmulas dos dendritos neuronais e no podócito renal. Em ambas as estruturas a sinaptopodina está associada com função de plasticidade (sináptica e do citoesqueleto do podócito). Uma outra proteína com distribuição tissular similar é a tirosina fosfatase Glomerular Epithelial Protein 1 (GLEPP1) que se constitui em um receptor de membrana do podócito e também se encontra nos neurônios do bulbo olfatório e do córtex cerebral. Este estudo tem o objetivo de avaliar a potencial autorreatividade à sinaptopodina e GLEPP1 em pacientes lúpicos e suas implicações com o quadro renal, bem como possível associação com outros auto-anticorpos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REZENDE, G. M.; VIANA, V. S.; MALHEIROS, D. M. A. C.; BORBA, E. F.; SILVA, N. A. S.; SILVA, C.; LEON, E. P.; NORONHA, I. L.; BONFA, E. Podocyte injury in pure membranous and proliferative lupus nephritis: distinct underlying mechanisms of proteinuria?. Lupus, v. 23, n. 3, p. 255-262, MAR 2014. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.