Busca avançada
Ano de início
Entree

Leishmaniose visceral canina: validação da PCR em tempo real para o diagnóstico parasitológico da infecção em amostra não invasiva

Resumo

O cão, principal reservatório doméstico de Leishmania (Leishmania) chagasi, tem papel relevante na manutenção e dispersão da leishmaniose visceral (LV), doença que se encontra em franca expansão no Brasil. A infecção canina constitui-se em fator de risco para a doença humana e, no país, o cão soro-positivo é eliminado como medida de prevenção e contenção da LV. Porém, de há muito, sérias críticas vêm sendo feitas à acurácia limitada dos métodos sorológicos praticados nos inquéritos epidemiológicos caninos que acaba por comprometer a avaliação dos programas de intervenção, a identificação dos fatores de risco para a infecção, bem como a estimativa da real prevalência e incidência da LV, especialmente em áreas de co-transmissão de L. braziliensis e Trypanosoma cruzi. Tentativas de validação de testes parasitológicos, padrão-ouro na determinação de real infecção, com potencial aplicabilidade em áreas endêmicas e inquéritos populacionais, devem ser encorajadas para minimizar as questões acima levantadas. Nesta direção, o presente estudo visa investigar o desempenho da reação em cadeia da polimerase em tempo real na detecção de L. (L.) chagasi em células exfoliativas da conjuntiva de cães de Araçatuba, cidade com soro-prevalência estimada de infecção canina entre 12% e 42,2%, de acordo com a área geográfica investigada. Ressalta-se que o protocolo de validação do método parasitológico escolhido foi desenhado para se obter máxima sensibilidade e especificidade na detecção do parasito como também proporcionar fácil coleta, transporte e armazenagem da amostra não invasiva com o intuito final de fornecer ferramenta diagnostica rápida e com alto desempenho a laboratórios localizados em áreas de transmissão ou a laboratórios de referência, ambos envolvidos na investigação regular de casos e no controle da doença em áreas endêmicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASCHAR, MARIANA; BRAGA DE OLIVEIRA, EVELINE TOZZI; LAURENTI, MARCIA DALASTRA; MARCONDES, MARY; TOLEZANO, JOSE EDUARDO; HIRAMOTO, ROBERTO MITSUYOSHI; CORBETT, CARLOS EDUARDO P.; RIBEIRO DA MATTA, VANIA LUCIA. Value of the oral swab for the molecular diagnosis of dogs in different stages of infection with Leishmania infantum. Veterinary Parasitology, v. 225, p. 108-113, . (09/54533-4, 11/09331-4)
LAURENTI, M. D.; DE SANTANA LEANDRO, JR., M. V.; TOMOKANE, T. Y.; DE LUCCA, H. R. L.; ASCHAR, M.; SOUZA, C. S. F.; SILVA, R. M.; MARCONDES, M.; DA MATTA, V. L. R.. Comparative evaluation of the DPP (R) CVL rapid test for canine serodiagnosis in area of visceral leishmaniasis. Veterinary Parasitology, v. 205, n. 3-4, p. 444-450, . (09/54533-4, 04/07965-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.