Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento da neuraminidase 1 na atrofia e regeneração muscular

Processo: 09/02937-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2010 - 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Edmar Zanoteli
Beneficiário:Edmar Zanoteli
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurologia  Miopatias congênitas estruturais  Atrofia muscular  Mucolipidoses  Neuraminidase 

Resumo

Neuraminidase-1 (Neu1) é uma enzima que participa da regulação do catabolismo de sialoglicoconjugados nos lisosomos. A deficiência congênita da Neu1 em crianças é a base da sialidose, doença neurosomática grave associada a sintomas de hipotonia, fraqueza muscular e deformidades osteoesqueléticas. Camundongos com deficiência da Neu1 desenvolvem uma forma atípica de degeneração muscular caracterizada por expansão da matriz extracelular (MEC) devido à proliferação anormal de fibroblastos, invasão das fibras musculares por componentes da MEC acompanhada de fragmentação do citoplasma, formação vacuolar e atrofia muscular. O objetivo desta pesquisa é o de investigar o envolvimento da Neu1 nos processos de atrofia e regeneração musculares. Experimentalmente, serão avaliados em camundongos com deficiência de Neu1 a capacidade proliferativa das células satélites, a resposta inflamatória, a maturação das fibras musculares, e o desenvolvimento de fibrose durante o processo de regeneração muscular induzida por administração intramuscular de cardiotoxina. Mioblastos com deficiência de Neu1 serão avaliados in vitro quanto a sua capacidade proliferativa, de fusão e de diferenciação. Desnervação por secção do nervo ciático será realizada em camundongos com deficiência de Neu1, com o objetivo de verificar os efeitos histológicos da indução de atrofia na musculatura esquelética e a formação de autofagosomos. Mioblastos deficientes para Neu1 serão avaliados in vitro quanto à formação de autofagossomos através de privação de nutrientes. A determinação da participação da Neu1 na fisiologia da fibra muscular será de grande valor na compreensão da sintomatologia do envolvimento neuromuscular em crianças portadoras de sialidose, e também da importância dos lisosomos e do metabolismo do ácido siálico na fisiopatologia das doenças musculares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES, JULIANA DE CARVALHO; RIZZATO, VANESSA RODRIGUES; FAPPI, ALAN; GARCIA, MARIANA MIRANDA; CHADI, GERSON; VAN DE VLEKKERT, DIANTHA; D'AZZO, ALESSANDRA; ZANOTELI, EDMAR. Neuraminidase-1 mediates skeletal muscle regeneration. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-MOLECULAR BASIS OF DISEASE, v. 1852, n. 9, p. 1755-1764, SEP 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.