Busca avançada
Ano de início
Entree

Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com e sem queixas de alterações na escrita

Processo: 08/11478-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2009 - 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Maria Silvia Cárnio
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/06708-7 - Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com e sem queixas de alterações na escrita, BP.TT
10/02037-0 - Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com e sem queixas de alterações na escrita, BP.TT
09/10664-8 - Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com e sem queixas de alterações na escrita, BP.TT
09/10666-0 - Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com e sem queixas de alterações na escrita, BP.TT
Assunto(s):Leitura  Escrita  Perda auditiva  Surdez  Linguagem de sinais 

Resumo

Introdução: O desenvolvimento das competências em leitura e escrita para os surdos é fundamental para o acesso à sociedade letrada, incluindo a qualidade educacional, profissional e participação efetiva dessa população na sociedade como um todo. O fonoaudiólogo tem papel importante na construção de estratégias para adaptação dos programas educacionais para surdos, fazendo uso de recursos visuais que facilitem a comunicação com os surdos e compreendendo as diferenças lingüísticas entre a língua de sinais e a língua portuguesa escrita. Esta pesquisa envolverá três outros estudos com estudantes de graduação: 1. Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores sem queixas de alterações na escrita; 2. Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita; e, 3. Interferências de estímulos visuais na produção escrita de escolares ouvintes sem queixas de alterações na escrita. Objetivo: Analisar a relação entre diferentes tipos de estímulos visuais e as produções escritas de surdos sinalizadores com e sem queixas de alterações na escrita. Além disso, pretende-se traçar um perfil dos diferentes tipos de estímulos visuais em produção escrita de estudantes ouvintes sem queixas de alterações na escrita. Método: Participarão 30 estudantes surdos sem queixas de alterações de escrita, 30 estudantes surdos com queixas de alterações de escrita; 30 estudantes ouvintes sem queixas de alterações de escrita. Serão solicitadas aos sujeitos selecionados produções escritas a partir de diferentes tipos de estímulos visuais: uma figura de ação e uma sequência de figuras. As produções serão analisadas e comparadas de forma qualitativa e quantitativa. Descritores: Linguagem de sinais, Avaliação, Educação, Redação, Surdez. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA SILVIA CÁRNIO; JULIANA RAMOS CASEMIRO; KAREN BARROS RIBEIRO; APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES. Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 26, n. 3, p. -, 2013.
JULIANA RAMOS CASEMIRO; KAREN BARROS RIBEIRO; TATIANA RIBEIRO GOMES DA MATTA; APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES; MARIA SILVIA CÁRNIO. Interferências de estímulos visuais na produção escrita de escolares ouvintes sem queixas de alterações na escrita. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 4, p. -, Dez. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.