Busca avançada
Ano de início
Entree

Pré-condicionamento isquêmico remoto em portadores de claudicação intermitente de membros inferiores

Processo: 08/03203-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2008 - 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Nelson Wolosker
Beneficiário:Nelson Wolosker
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças vasculares  Aterosclerose  Claudicação intermitente  Isquemia  Precondicionamento isquêmico  Membros inferiores 

Resumo

A claudicação intermitente é uma das manifestações mais freqüentes da doença aterosclerótica. O treinamento físico é a abordagem terapêutica consagrada para essa doença, promovendo adaptações bioquímicas intracelulares que permitem aumento da performance. Entretanto, esses mecanismos ainda não são completamente conhecidos e uma das hipóteses é a de que os surtos de isquemia e reperfusão que o treinamento provoca seriam os estímulos para as adaptações acima descritas. Estudos recentes a respeito do fenômeno de isquemia e reperfusão permitiram maior compreensão do conceito de pré-condicionamento isquêmico. Trata-se de um aumento da tolerância à isquemia promovida por períodos de isquemia prévios mais amenos e curtos e mediado por uma grande quantidade de substâncias intra e extracelulares que atuam em cadeia. Há evidências de que esse aumento de tolerância poderia ser induzido a partir de órgãos distintos e à distância, fenômeno chamado pré-condicionamento isquêmico remoto. Assim, formulou-se a hipótese de que seria possível promover um pré-condicionamento isquêmico remoto em pacientes portadores de claudicação intermitente de membros inferiores. Para testar essa hipótese, será induzida isquemia intermitente leve no membro superior e será verificada a influência desse processo sobre a tolerância à isquemia funcional do membro inferior desses pacientes. Essa tolerância à isquemia no membro inferior será aferida pela capacidade de trabalho dessa musculatura, representada pela distância de caminhada no teste de esteira. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAES, GLAUCO FERNANDES; ZERATI, ANTONIO EDUARDO; WOLOSKER, NELSON; RAGAZZO, LUCIANA; AYZIN ROSOKY, RUBEN MIGUEL; RITTI-DIAS, RAPHAEL MENDES; CUCATO, GABRIEL GRIZZO; CHEHUEN, MARCELO; FARAH, BRENO QUINTELLA; PUECH-LEAO, PEDRO. Remote ischemic preconditioning in patients with intermittent claudication. Clinics, v. 68, n. 4, p. 495-499, Abr. 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.