Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da regeneração do nervo facial de ratos após a implantação de células tronco derivadas do estroma de medula óssea diferenciadas in vitro

Processo: 08/00458-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2008 - 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ricardo Ferreira Bento
Beneficiário:Ricardo Ferreira Bento
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco  Células de Schwann  Nervo facial  Otorrinolaringologia 

Resumo

O sétimo nervo craniano, o nervo facial , desempenha um papel muito importante em diversas funções do organismo . Na face, é responsável pela motricidade da musculatura mímica, musculatura cervical , no ouvido pelo reflexo estapediano e sensibilidade de parte da orelha externa e concha, na boca, responde pela capacidade gustativa dos dois terços anteriores da língua e no controle autonômico de glândulas exócrinas. A perda súbita da expressão e da simetria facial na vigência de paralisia facial pode causar mudanças significativas na auto-imagem e na interação social. As células do estroma da medula óssea são sabiamente células multipotencias e se representam em uma porção muito pequena na população de células mononucleares da medula óssea. Estas células, quando cultivadas adequadamente, possuem a capacidade de se diferenciarem em células da linhagem mesodérmica, ectodérmica (neurônio e glioma) e endodérmica. No sistema nervoso periférico, diferentemente do sistema nervoso central, a regeneração depende principalmente por ativação das células de Schwann. Hoje, através da cultura in vitro, já é possível a diferenciação de células do estroma da medula óssea em células de Schwann-like, possibilitando a regeneração de nervos periféricos (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Células-tronco podem ajudar a regeneração do nervo facial 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALOMONE, RAQUEL; BENTO, RICARDO F.; COSTA, HELOISA J. Z. R.; AZZI-NOGUEIRA, DEBORAH; OVANDO, PATRICIA C.; DA-SILVA, CIRA F.; ZANATTA, DANIELA B.; STRAUSS, BRYAN E.; HADDAD, LUCIANA A. BONE MARROW STEM CELLS IN FACIAL NERVE REGENERATION FROM ISOLATED STUMPS. MUSCLE & NERVE, v. 48, n. 3, p. 423-429, SEP 2013. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.