Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da ciclagem térmica e mecânica em água na resistência ao cisalhamento da união infraestrutura/porcelana de cobertura em diferentes sistemas totalmente cerâmicos

Processo: 09/17066-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2010 - 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Accacio Lins Do Valle
Beneficiário:Accacio Lins Do Valle
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados: Fabio Kenji Shiratori ; Hugo Alberto Vidotti ; Rudan Paraiso Garcia
Assunto(s):Microscopia eletrônica  Resistência ao cisalhamento  Porcelana dentária  Óxido de alumínio 

Resumo

A crescente demanda por tratamentos estéticos coloca a porcelana como material de destaque na clinica odontológica. Nos últimos anos houve um grande desenvolvimento de sistemas cerâmicos que possibilitam a confecção de restaurações totalmente cerâmicas. Estas são compostas de infraestruturas cerâmicas reforçadas, como a alumina infiltrada por vidro, cerâmicas vítreas compostas de dissilicátio de lítio, ou cerâmicas de zircônia tetragonal estabilizadas por ítria, recobertas por suas respectivas cerâmicas vítreas de cobertura de modo a se atingir as características estéticas. A análise do comportamento desses materiais frente a desafios mecânicos é de extrema importância para se controlar possíveis falhas que ocorrem clinicamente, como fratura ou delaminação da porcelana de revestimento na zona de união desta com a infraestrutura cerâmica. Um dos métodos capazes de analisar a interface porcelana de cobertura/infraestrutura dessas próteses é o teste de resistência ao cisalhamento. A ciclagem térmica e mecânica, aliadas, complementam a análise, posto que possibilitam o envolvimento dos componentes da restauração com cargas e estresses mecânicos. Este estudo visa analisar a influência da ciclagem térmica e mecânica na resistência ao cisalhamento da união entre infraestruturas e porcelanas de cobertura de diferentes sistemas totalmente cerâmicos. Será realizada também uma análise microscópica da zona de união entre estes componentes através de microscopia eletrônica de varredura, e, através de teste de EDS (energy dispersive X-ray spectroscopy), uma análise dos componente químicos presentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDOTTI, HUGO ALBERTO; PEREIRA, JEFFERSON RICARDO; INSAURRALDE, ELIZEU; POMPEIA FRAGA DE ALMEIDA, ANA LUCIA; DO VALLE, ACCACIO LINS. Thermo and mechanical cycling and veneering method do not influence Y-TZP core/veneer interface bond strength. Journal of Dentistry, v. 41, n. 4, p. 307-312, APR 2013. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.