Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento de sinais co-estimulatórios na progressão da periodontite apical crônica

Processo: 08/09973-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2009 - 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Ana Paula Campanelli
Beneficiário:Ana Paula Campanelli
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia  Imunorregulação  Linfócitos T 

Resumo

A manutenção de uma resposta imune depende de uma fina regulação da ativação dos linfócitos. A ativação das células T requer dois sinais, um mediado pelo complexo TCR, após o reconhecimento do antígeno, e o outro mediado pela interação dos receptores co-estimulatórios, como por exemplo, CD28. CD28 e ICOS são receptores estimuladores, enquanto CTLA-4 e PD-1 induzem um sinal inibitório para a ativação das células T. O envolvimento de células T na progressão da periodontite em roedores foi recentemente elucidado, sendo que células Th1, estimuladas via B7-1/CD28, estariam relacionadas diretamente com o processo de reabsorção óssea. Porém, pouco é conhecido a respeito da importância das moléculas co-estimulatórias CD28, CTLA-4 e PD-1 na resposta imune durante o desenvolvimento de periapicopatias. Para compreender o envolvimento de células T na progressão da periodontite apical crônica torna-se necessário avaliar a presença destas células no foco da infecção, as possíveis variações quanto ao seu perfil de ativação, bem como os fatores que estas células estariam produzindo. Nesse projeto, pretendemos avaliar o envolvimento dos sinais co-estimulatórios no desenvolvimento da doença periapical crônica associada a dentes infectados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REZENDE DELGADO, RONAN JACQUES; RAMOS PINHEIRO, CLAUDIA; GASPAROTO, THAIS HELENA; SIPERT, CARLA RENATA; DE MORAES, IVALDO GOMES; GARCIA, ROBERTO BRANDAO; BRAMANTE, CLOVIS MONTEIRO; BERNARDINELI, NORBERTI; NISHIYAMA, CELSO KENJI; DA SILVA, JOAO SANTANA; TORRES, SERGIO APARECIDO; GARLET, GUSTAVO PONNPERNNAIER; CAMPANELLI, ANA PAULA. Programmed Death 1 (PD-1) and PD-1 Ligand (PD-L1) Expression in Chronic Apical Periodontitis. EUROPEAN ENDODONTIC JOURNAL, v. 4, n. 1, p. 3-8, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.