Busca avançada
Ano de início
Entree

Estomatite por dentadura na população senescente: avaliação da ativação e da produção de citocinas pró e antiinflamatórias pelos monócitos

Processo: 08/03539-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2008 - 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Vanessa Soares Lara
Beneficiário:Vanessa Soares Lara
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia bucal  Estomatite sob prótese  Candida albicans  Citocinas  Monócitos  Imunofluorescência 

Resumo

Estomatite por dentadura, a lesão mais freqüente em usuários de próteses removíveis, principalmente idosos, é representada por uma inflamação da mucosa bucal que suporta a prótese. Está relacionada com a presença de Candida albicans (C. albicans) e fatores locais e sistêmicos, como a depressão da resposta imune, que é muito comum em indivíduos idosos. Os monócitos são células importantes na resposta imune protetora contra a infecção fúngica, produzindo citocinas que recrutam e ativam leucócitos. Não existem dados na literatura referentes à função imunomodulatória dos monócitos de pacientes idosos com estomatite por dentadura.Sendo assim, o presente trabalho pretende avaliar a ativação e a produção de citocinas pelos monócitos desafiados in vitro com C. albicans, obtidos do sangue periférico de pacientes idosos, usuários de prótese total superior, portadores ou não de estomatite por dentadura, comparando com células obtidas de indivíduos idosos não usuários de próteses totais. Os monócitos serão isolados do sangue periférico e cultivados em placas de cultura contendo lamínulas de vidro, na presença de C. albicans ATCC 10231 viável. Após 18 horas, o sobrenadante será coletado para dosagem das citocinas pró-inflamatórias interleucina-1± (IL-1±), IL-1², IL-6, IL-8, proteína quimioatraente de monócito (MCP-1) e fator de necrose tumoral-± (TNF-±), e antiinflamatórias IL-10 e fator de crescimento transformador-² (TGF-²), pelo método ELISA. Nos monócitos aderidos nas lamínulas, a expressão do marcador de monócito (CD-14) e dos receptores da quimiocina MCP-1 e do fator estimulador de colônia de granulócitos e monócitos (GM-CSFR), será avaliada por meio de imunofluorescência. Os resultados serão expressos como média ± desvio padrão (SD) dos valores obtidos para cada grupo, e analisados por meio do teste estatístico ANOVA e teste de Tukey. Valores de p<0.05 serão considerados estatisticamente significantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOBOUTI, PRISCILA LIE; CASAROTO, ANA REGINA; COUTO DE ALMEIDA, RICARDO SERGIO; RAMOS, SOLANGE DE PAULA; DIONISIO, THIAGO JOSE; PORTO, VINICIUS CARVALHO; SANTOS, CARLOS FERREIRA; LARA, VANESSA SOARES. Expression of Secreted Aspartyl Proteinases in an Experimental Model of Candida albicans-Associated Denture Stomatitis. JOURNAL OF PROSTHODONTICS-IMPLANT ESTHETIC AND RECONSTRUCTIVE DENTISTRY, v. 25, n. 2, p. 127-134, FEB 2016. Citações Web of Science: 5.
PINKE, KAREN HENRIETTE; FREITAS, PATRICIA; VIERA, NARCISO ALMEIDA; HONORIO, HEITOR MARQUES; PORTO, VINICIUS CARVALHO; LARA, VANESSA SOARES. Decreased production of proinflammatory cytokines by monocytes from individuals presenting Candida-associated denture stomatitis. CYTOKINE, v. 77, p. 145-151, JAN 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.