Busca avançada
Ano de início
Entree

Pacientes bariátricos: condições bucais e possíveis fatores protetores

Resumo

Esta pesquisa será constituída por 3 subprojetos com objetivos específicos: 1. Estudo in vitro para avaliar o efeito do gel contendo ferro para reduzir a perda de dureza e o desgaste dentário em etapa in vitro; 2. Avaliar a ação do gel contendo ferro na redução da permeabilidade dentinária, em etapa in vitro; 3. Avaliar prevalência e severidade da ocorrência de problemas bucais em pacientes bariátricos, relacionando ao refluxo gastroesofágico e fluxo salivar; e Avaliar a presença de bactérias periodontopatogênicas e sua associação com a cirurgia bariátrica. Para isso serão selecionados 150 pacientes bariátricos, que serão avaliados quanto ao desgaste dentário utilizando o índice proposto por SALES-PERES et al (2006); o índice CPOD para cárie dentária e o IPC para doença periodontal (OMS, 1997); o grau de sensibilidade dentinária será avaliado adotando-se os critérios propostos por CORONA (2003); a coleta do fluxo salivar estimulado para determinar o volume salivar; extração de DNA e sua amplificação por PCR em tempo real. Será empregada a análise estatística ANOVA e o teste de Tukey para comparações individuais e será adotado nível de significância de 5%. Assim que os resultados dos estudos citado sejam confirmados será realizado um estudo clínico randomizado, baseado nos resultados dos subprojetos 1, 2 e 3 com pacientes bariátricos atendidos no Setor de Gastroenterologia do Hospital de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP). Em relação aos aspectos éticos, o subprojeto 1 não necessita de aprovação do Comitê Ética, o subprojeto 2 foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Odontologia de Bauru (processo no 10/2007) e o subprojeto 3 foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (processo no 5855/2007). Os resultados esperados se constituem no desenvolvimento e teste clínico de uma formulação de gel contendo ferro, de forma a garantir a sua eficácia no controle da hipersensibilidade e reduzir o risco de ocorrência de erosão dentária. Esta formulação será patenteada e poderá ser usada num protocolo de atenção à saúde de pacientes com transtornos alimentares, melhorando as condições bucais e a qualidade de vida desses indivíduos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO SALES-PERES, SILVIA HELENA; DE MOURA-GREC, PATRICIA GARCIA; YAMASHITA, JOSELENE MARTINELLI; TORRES, ELZA ARAUJO; DIONISIO, THIAGO JOSE; DE SOUZA LEITE, CELSO VIEIRA; SALES-PERES, ARSENIO; CENEVIVA, REGINALDO. Periodontal status and pathogenic bacteria after gastric bypass: a cohort study. Journal of Clinical Periodontology, v. 42, n. 6, p. 530-536, JUN 2015. Citações Web of Science: 12.
DE MOURA-GREC, PATRICIA GARCIA; YAMASHITA, JOSELENE MARTINELLI; MARSICANO, JULIANE AVANSINI; CENEVIVA, REGINALDO; DE SOUZA LEITE, CELSO VIEIRA; DE BRITO, GILBERTO BORGES; APARECIDO BRIENZE, SERGIO LUIS; DE CARVALHO SALES-PERES, SILVIA HELENA. Impact of bariatric surgery on oral health conditions: 6-months cohort study. INTERNATIONAL DENTAL JOURNAL, v. 64, n. 3, p. 144-149, JUN 2014. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.