Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro de células-tronco da polpa dental (OD-21) após irradiação com laser de arsenieto de gálio-alumínio (AsGaAl)

Resumo

O tecido pulpar apresenta potencial regenerativo, por possuir em seu interior células-tronco capazes de se diferenciarem em células especializadas, como por exemplo, odontoblastos responsáveis pela produção de dentina. Em um dente totalmente formado, estímulos irritantes como lesões cariosas, injúrias químicas ou mecânicas podem atuar sobre o tecido pulpar, levando-o a uma modulação de suas atividades para a formação de dentina. Tem sido demonstrado "in vitro" que alguns fatores podem estimular a proliferação e diferenciação de células-tronco da polpa dental. Terapias que possam estimular a proliferação e diferenciação celular podem representar um caminho para a regeneração tecidual. A irradiação com laser em baixa intensidade, que apresenta efeitos biomoduladores sobre as células, poderia ser uma alternativa viável para a regeneração do tecido pulpar. Tendo em vista a escassez de estudos que utilizam esta terapia em culturas de células-tronco da polpa dental, o objetivo do presente projeto é avaliar "in vitro" o efeito da irradiação com laser de diodo de Arsenieto de Gálio-Alumínio (AsGaAl) no comportamento de uma linhagem de células-tronco da polpa dental (OD-21) de camundongos. Serão efetuados experimentos para avaliação da proliferação e viabilidade celular, utilizando várias fluências do laser (primeira etapa do projeto). Após a seleção da fluência mais adequada, em uma segunda etapa, serão analisadas a quantidade de proteína total, atividade de fosfatase alcalina e formação de nódulos de mineralização, além da detecção de fatores de crescimento e de proteínas essenciais para a atividade funcional celular através de microscopia de imunofluorescência indireta, ELISA e Real time PCR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHIMELLO-SOUSA, DANIELA THOMAZATTI; LAVEZ, GEOVANE PRAXEDES; FERNANDES, ROGER RODRIGO; TAVARES, MILLA SPRONE; ROSA, ADALBERTO LUIZ; SIESSERE, SELMA; HALLAK REGALO, SIMONE CECILIO; BOMBONATO-PRADO, KARINA FITTIPALDI. Photobiomodulation therapy does not depend on the differentiation of dental pulp cells to enhance functional activity associated with angiogenesis and mineralization. Lasers in Medical Science, v. 36, n. 9 AUG 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.