Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação de construto de um instrumento para qualidade de vida associada à saúde bucal de indivíduos edentados

Processo: 09/00780-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2009 - 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Raphael Freitas de Souza
Beneficiário:Raphael Freitas de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Reabilitação bucal  Prótese total  Saúde bucal  Qualidade de vida  Idosos 

Resumo

O questionário OHIP-EDENT para qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVSB) foi culturalmente adaptado ao Brasil. Porém, muitos aspectos do processo de validação ainda necessitam ser investigados. Assim, o objetivo deste projeto será conduzir o processo de validação do OHIP-EDENT brasileiro como variável de desfecho para o estudo de pacientes edentados. Três etapas foram planejadas com esse fim: (I) Uma revisão sistemática, com o intuito de verificar quais questionários são utilizados para a determinação de QVSB em ensaios clínicos sobre a reabilitação de pacientes edentados. Assim, conseguir-se-á averiguar se a validade da versão original realmente está suportada por estudos prévios. (II) Um estudo correlacional em pacientes buscando tratamento com próteses totais, onde a associação entre os resultados para o OHIP-EDENT e a satisfação com as próteses antigas e o questionário GOHAI será quantificada, a fim de averiguar a validade convergente. A validade discriminante do OHIP-EDENT também será quantificada pela correlação entre o OHIP-EDENT e os valores do questionário Hospital Anxiety and Depression. (III) Análise fatorial dos resultados obtidos com o OHIP-EDENT em usuários de próteses totais. Por meio dessa 3ª etapa, serão obtidas subescalas para o resumo dos resultados do OHIP-EDENT, além de averiguar sua compatibilidade com o conceito de QVSB. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, RAPHAEL FREITAS; SILVEIRA DIAS TERADA, ANDREA SAYURI; DELLA VECCHIA, MARIA PAULA; REGIS, ROMULO ROCHA; ZANINI, ANA PAULA; COMPAGNONI, MARCO ANTONIO. Validation of the Brazilian versions of two inventories for measuring oral health-related quality of life of edentulous subjects. GERODONTOLOGY, v. 29, n. 2, p. E88-E95, JUN 2012. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.