Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito do alendronato sódico na expressão de moléculas reguladoras da remodelação do processo alveolar durante a erupção dos molares de ratos jovens

Processo: 09/54853-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2010 - 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Victor Elias Arana-Chavez
Beneficiário:Victor Elias Arana-Chavez
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/09620-6 - Estudo morfológico do efeito do alendronato sódico na remodelação do processo alveolar durante a erupção dos molares de ratos jovens, BP.TT
10/08659-3 - Estudo morfológico do efeito do alendronato sódico na remodelação do processo alveolar durante a erupção dos molares de ratos jovens, BP.TT
Assunto(s):Biologia celular  Osso e ossos  Erupção dentária  Difosfonatos  Microscopia  Osteoclastos 

Resumo

O tecido ósseo é altamente dinâmico; constantemente áreas estão sendo reabsorvidas enquanto outras são neoformadas ao longo da vida do indivíduo, eventos que constituem a denominada remodelação óssea. A erupção dentária é um processo pelo qual os dentes se deslocam da cripta óssea onde se formaram em direção ao plano oclusal na cavidade oral. Para isso, a remodelação óssea é necessária para que ocorra a fase intra-óssea do processo eruptivo e também prover o espaço necessário para o aumento de tamanho do germe dentário. Entretanto, a erupção dentária continua sendo um dos eventos menos conhecidos da biologia oral, constituindo-se, ao mesmo tempo, em excelente modelo para o estudo de aspectos cruciais da biologia óssea, especialmente aqueles envolvendo reabsorção óssea e, portanto, atividade osteoclástica. A fim de estudarmos alguns fatores que regulam os eventos de remodelação como OPG, RANKL, RANK, bem como proteínas não colágenas da matriz como OPN e BSP, utilizaremos um bisfosfonato de amplo uso notartamento de doenças como a osteoporose, o alendronate sódico, substância que apresenta capacidade de alterar o metabolismo ósseo por interferir na atividade dos osteoclastos. A droga será administrada diariamente a ratos jovens, sacrificados em diferentes estágios correspondentes à erupção dos molares de ratos, efetuando-se estudo morfológico ultra-estrutural, localização ultra-estrutural de proteínas associadas à remodelação óssea durante o processo eruptivo, (OPN e BSP) pelo método imunocitoquímico, e de moléculas reguladoras da osteoclastogênese (OPG, RANK e RANKL), através de imunofluorescência com microscopia confocal, bem como sua semi-quantificação por Western blotting. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRADASCHIA-CORREA, VIVIAN; CASADO-GOMEZ, INMACULADA; MATHEUS MOREIRA, MARIANA; FERREIRA, LORRAINE BRAGA; ARANA-CHAVEZ, VICTOR E. Immunolocalization of Smad-4 in developing molar roots of alendronate-treated rats. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 58, n. 11, p. 1744-1750, NOV 2013. Citações Web of Science: 3.
BRADASCHIA-CORREA, VIVIAN; MOREIRA, MARIANA M.; ARANA-CHAVEZ, VICTOR E. Reduced RANKL expression impedes osteoclast activation and tooth eruption in alendronate-treated rats. Cell and Tissue Research, v. 353, n. 1, p. 79-86, JUL 2013. Citações Web of Science: 11.
BRADASCHIA-CORREA, V.; BARRENCE, F. A. C.; FERREIRA, L. B.; MASSA, L. F.; ARANA-CHAVEZ, V. E. Effect of alendronate on endochondral ossification in mandibular condyles of growing rats. EUROPEAN JOURNAL OF HISTOCHEMISTRY, v. 56, n. 2, p. 149-153, 2012. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.