Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades ópticas e microestrutura de cerâmicas odontológicas

Resumo

Os objetivos deste projeto são: a) determinar os coeficientes de absorção e espalhamento de 10 cerâmicas odontológicas pelos métodos de Kubelka-Munk e Beer-Lambert e correlacioná-los com os parâmetros microestruturais e b) verificar a aplicabilidade dos coeficientes de absorção e espalhamento para a previsão da transmitância nos seguintes sistemas cerâmicos multicamadas: EMPRESS (vitro-cerâmica de dissilicato de lítio recoberta com vitro-cerâmica à base de fluorapatita); INCERAM (compósito espinélio/vidro recoberto com porcelana vítrea); CAD-CAM (zircônia tetragonal estabilizada com ítria recoberta com porcelana à base de leucita). As dez cerâmicas analisadas individualmente serão: duas porcelanas (uma vítrea e uma com leucita); três vitro-cerâmicas (uma com fluorapatita, uma com leucita e uma com dissilicato de lítio); três compósitos cerâmicos (alumina/vidro, alumina-zircônia/vidro e espinélio/vidro); e duas cerâmicas policristalinas (alumina e zircônia tetragonal estabilizada com ítria); além dos materiais resinosos odontológicos: um cimento resinoso e uma resina composta para restauração. Os espécimes de camada única serão preparados com espessuras variando entre 2,0 e 0,5 mm, enquanto que os de multicamadas terão espessura total de ~4,0 mm, sendo 1,0 mm de porcelana, 1,0 mm de cerâmica de infraestrutura, uma fina camada de cimento resinoso e 2 mm de resina composta. A avaliação do comportamento óptico será feita com um espectrofotômetro que opera na região do espectro de luz visível (400-700 nm). A reflectância (R) dos espécimes será mensurada sobre dois fundos diferentes (preto e branco), para posterior determinação da razão de contraste (RC). Serão medidos também os espectros de transmitância difusa (TD) e total (TT) na região do visível. O coeficiente de absorção aparente, k, da equação de Beer-Lambert será determinado a partir dos valores de transmitância medidos em diferentes espessuras. Já os coeficientes de espalhamento, S, e de absorção, K, do modelo de Kubelka-Munk serão obtidos a partir dos resultados de reflectância difusa dos materiais cerâmicos sobre os diferentes fundos (branco e preto). Os espectros de TD, TT e reflectância dos espécimes confeccionados em multicamadas serão medidos antes e depois da cimentação. Estes resultados serão confrontados com a curva espectral prevista utilizando os coeficientes de absorção e espalhamento determinados para cada uma das camadas. As características microestruturais (natureza, fração e distribuição de tamanhos das partículas cristalinas e dos poros, e tamanhos de grão nas cerâmicas policristalinas) serão medidas ao longo do caminho óptico do feixe luminoso por meio de microscopia eletrônica de varredura associada a um programa analisador de imagens. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO, MAICO DUTRA; DE PAULA MIRANDA, RANULFO BENEDITO; FREDERICCI, CATIA; YOSHIMURA, HUMBERTO NAOYUKI; CESAR, PAULO FRANCISCO. Effect of fiber addition on slow crack growth of a dental porcelain. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 44, p. 85-95, APR 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.