Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento, caracterização e análise da resposta à injúria de células-tronco epiteliais da mucosa bucal humana

Resumo

A mucosa bucal é um tecido de suma importância para a vida dos seres humanos e tem atraído cada vez mais atenção da ciência como fonte celular para uso em experimentos no campo da engenharia tecidual e medicina regenerativa. Até o presente momento, sabe-se que a manutenção da progênie celular da mucosa bucal é mantida por um pequeno número de células-tronco, com alto poder proliferativo e de diferenciação e que têm a capacidade de se perpetuar durante a vida do indivíduo e de originar todos os outros tipos celulares necessários para constituir o tecido epitelial. Por enquanto, é reconhecido que elas são raras e localizadas em locais específicos, mas isolá-las ainda é um desafio. O nosso estudo tem como proposta identificar e isolar células epiteliais indiferenciadas e com uma alta capacidade proliferativa. Uma vez isoladas, iremos caracterizá-las e avaliar seu potencial de diferenciação, de reconstrução tecidual e de resposta à injúria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELIPE PEROZZO DALTOE; NÉLIO ALESSANDRO JESUS DE OLIVEIRA; CIBELE NUNES PERON; PAUL THOMAS SHARPE; ANDREA MANTESSO. Phenotype changes of oral epithelial stem cells after in vitro culture. Brazilian Oral Research, v. 34, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.