Auxílio à pesquisa 08/09787-5 - Diabetes mellitus, Glândula submandibular - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito da irradiação com laser em baixa intensidade no metabolismo energético, potencial antioxidante e no acúmulo lipídico das glândulas salivares submandibulares e parótidas de ratas diabéticas induzidas por estreptozotocina.

Processo: 08/09787-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Fernando Neves Nogueira
Beneficiário:Fernando Neves Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus  Glândula submandibular  Laser  Bioquímica oral 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diabetes | glândula submandibular | Glânula Parótida | laser | Sistema antioxidante | Bioquímica Oral

Resumo

Relatos na literatura demonstraram que a irradiação com laser em baixa intensidade pode ser uma terapia auxiliar em casos de hipofunção das glândulas salivares, xerostomia e hiperglicemia, sinais e sintomas presentes em pacientes diabéticos. Com isto, este trabalho tem o objetivo de analisar o efeito da irradiação com o laser de diodo, na faixa do vermelho, no metabolismo energético, potencial antioxidante e no acúmulo lipídico das glândulas salivares submandibulares e parótidas de ratas diabéticas induzidas por estreptozotocina. Ratas Wistar, com aproximadamente 200g de peso corporal, serão anestesiados com Ketalar/Rompun (4ml/Kg IM), e divididos em 6 grupos: C0 (controle) apenas simulação da irradiação, C5 (controle) 5 J/cm2, C20 (controle) 20 J/cm2, D0 (diabético) apenas simulação da irradiação, D5 (diabético) 5 J/cm2, D20 (diabético) 20 J/cm2. O laser de diodo, com comprimento de onda de 660nm, 100 mW potência, será utilizado nas áreas correspondentes às glândulas parótidas e submandibulares. As ratas serão sacrificadas 24h após a irradiação e as glândulas salivares parótidas e submandibulares removidas para posteriores análises bioquímicas, de alguns parâmetros do metabolismo energético e do sistema antioxidante; e análises histológicas, através de microscopia eletrônica de transmissão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)