Busca avançada
Ano de início
Entree

Papilomavírus humano e prognóstico de tumores de cabeça e pescoço

Processo: 09/52031-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2009 - 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Victor Wünsch Filho
Beneficiário:Victor Wünsch Filho
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias de cabeça e pescoço  Carcinoma de células escamosas  Papillomavirus 

Resumo

O carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço é em grande parte prevenível, pois está relacionado ao abuso de tabaco e álcool, bem como à precária higiene bucal, determinados padrões dietéticos e provavelmente infecções virais. As taxas de sobrevida de 5 anos variam de 50% a 70%, na dependência da localização anatômica do tumor e de seu estadiamento clínico no diagnóstico. Atualmente o prognóstico de tumores malignos de cabeça e pescoço depende principalmente do estádio do tumor no diagnóstico e da presença de metástases ganglionares. Estudos relacionando o papilomavírus humano (human papillomavirus - HPV) com o prognóstico de câncer de cabeça e pescoço são raros e os resultados contraditórios. Ainda não há clara compreensão do comportamento deste vírus na evolução desta doença. Essa coorte inclui 1630 pacientes com carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço (cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe), diagnosticados entre novembro de 1998 e dezembro de 2008 em quatro centros (São Paulo, Ribeirão Preto, Goiânia e Rio de Janeiro), oriundos de dois grandes projetos multicêntricos: Estudo Latinoamericano sobre Tumores de Cabeça e Pescoço; e Projeto Temático FAPESP - Busca de Marcadores de Agressividade em Tumores de Cabeça e Pescoço (GENCAPO). Os pacientes serão acompanhados até 30 de junho de 2009. O objetivo do estudo é examinar o papel da presença do HPV na sobrevida global e na sobrevida específica de pacientes com tumores malignos de cabeça e pescoço. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDOZA LOPEZ, ROSSANA VERONICA; LEVI, JOSE EDUARDO; ELUF-NETO, JOSE; KOIFMAN, ROSALINA JORGE; KOIFMAN, SERGIO; CURADO, MARIA PAULA; MICHALUART-JUNIOR, PEDRO; ALVES FIGUEIREDO, DAVID LIVINGSTONE; SAGGIORO, FABIANO PINTO; DE CARVALHO, MARCOS BRASILINO; KOWALSKI, LUIZ PAULO; ABRAHAO, MARCIO; DE GOIS-FILHO, FRANCISCO; TAJARA, ELOIZA HELENA; WATERBOER, TIM; BOFFETTA, PAOLO; BRENNAN, PAUL; WUENSCH-FILHO, VICTOR. Human papillomavirus (HPV) 16 and the prognosis of head and neck cancer in a geographical region with a low prevalence of HPV infection. CANCER CAUSES & CONTROL, v. 25, n. 4, p. 461-471, APR 2014. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.