Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da ação antioxidante e dos efeitos dos compostos bioativos do café sobre o metabolismo glico-lipídico e pressão arterial

Processo: 09/05792-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2009 - 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres
Beneficiário:Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antioxidantes  Alimentos funcionais  Café  Metabolismo  Pressão sanguínea  Hipertensão  Glicemia  Perfil lipídico 

Resumo

O café, rico em substâncias bioativas, está entre os maiores contribuintes para a ingestão de antioxidantes em vários países. O tipo de torra dos grãos e a forma de preparo da bebida são de suma importância para sua ação antioxidante. Estudos indicam que o consumo moderado dessa bebida está envolvido na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, geralmente associadas entre si e que se constituem em graves problemas de Saúde Pública e causa de mortes prematuras em adultos. Entretanto, a literatura não apresenta consenso sobre a ação benéfica do café na prevenção dessas doenças e quais são os componentes envolvidos. O presente estudo objetiva verificar o efeito da ingestão de infusão do café regular (torra clara e escura) sobre biomarcadores do estresse oxidativo e da resposta inflamatória em humanos saudáveis após 4 e 8 semanas, e quantificar os componentes associados a esse efeito. Possivelmente será utilizado também o café descafeinado e/ou expresso. Vinte indivíduos saudáveis, com idade entre 20 e 65 anos, serão selecionados, após responderem um questionário e se submeterem a exames que comprovarão a saúde: físico, nutricional, laboratoriais (hematócrito, hemoglobina, hemoglobina glicada (HbA1), colesterol total e frações e glicemia de jejum, etc.). A análise dos dados será realizada pelo software Statistica versão 7, com aplicação do teste t pareado de Fisher ou ANOVA no caso de mais de um momento, para comparações intra-grupo, antes da ingestão do café, após 4 semanas e ao final do período de intervenção (8 semanas). Para as variáveis categóricas, utilizar-se-á o teste do qui-quadrado. Na avaliação inter-grupo, será aplicado o teste t de Fisher não pareado ou teste de Tukey para mais de um grupo de análise. No caso de variáveis que não tiverem uma distribuição normal, os testes de Wilcoxon, para dois grupos, e o de Kruskal-Wallis, para mais de dois grupos de comparação, serão realizados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA, TELMA A. F.; ROGERO, MARCELO M.; MIOTO, BRUNO M.; TARASOUTCHI, DANIELA; TUDA, VERA L.; CESAR, LUIZ A. M.; TORRES, ELIZABETH A. F. S. Paper-filtered coffee increases cholesterol and inflammation biomarkers independent of roasting degree: A clinical trial. NUTRITION, v. 29, n. 7-8, p. 977-981, JUL-AUG 2013. Citações Web of Science: 24.
FARALDO CORREA, TELMA ANGELINA; MONTEIRO, MARCELA PIEDADE; NOGUEIRA MENDES, THAISE MARIA; DE OLIVEIRA, DANIELA MOURA; ROGERO, MARCELO MACEDO; BENITES, CIBELEM IRIBARREM; CHRISTIANO DE MATOS VINAGRE, CARMEN GUILHERME; MIOTO, BRUNO MAHLER; TARASOUTCHI, DANIELA; TUDA, VERA LUCIA; MACHADO CESAR, LUIZ ANTONIO; FERRAZ DA SILVA TORRES, ELIZABETH APARECIDA. Medium Light and Medium Roast Paper-Filtered Coffee Increased Antioxidant Capacity in Healthy Volunteers: Results of a Randomized Trial. PLANT FOODS FOR HUMAN NUTRITION, v. 67, n. 3, p. 277-282, SEP 2012. Citações Web of Science: 26.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.