Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação molecular de genes de resistência codificadores de ESBL, detectados em cepas clínicas de Enterobacteriaceae relacionadas a infecções hospitalares

Processo: 08/08312-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2009 - 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria Helena Matte
Beneficiário:Maria Helena Matte
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vigilância sanitária de serviços de saúde  Infecção hospitalar  Resistência microbiana a medicamentos  Resistência beta-lactâmica  Bactérias  Enterobacteriaceae  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 

Resumo

Introdução. As beta-lactamases de espectro estendido (ESBL) são reconhecidas mundialmente como um problema de saúde pública, especialmente no ambiente hospitalar, por conferirem resistência à maioria das cefalosporinas e ao aztreonam. Atualmente há mais de 300 enzimas descritas, e seu amplo espectro de ação elimina opções importantes da terapia antimicrobiana de infecções. São codificadas por genes denominados bla, e os principais grupos de ESBL são TEM, SHV e CTX-M, sendo que outros grupos mais raros têm emergido na América Latina e no Brasil. Justificativa. As enzimas ESBL e seus genes possuem ampla distribuição, e estes são facilmente transferidos entre cepas bacterianas por meio de elementos móveis. Após a identificação de genes inéditos no Brasil em uma das cepas pertencentes a um estudo anterior deste grupo de pesquisa, notou-se a importância de identificar os genes detectados nas demais cepas do estudo. Objetivo. Identificar, por meio de seqüenciamento genético, genes bla detectados previamente em cepas clínicas produtoras de ESBL dos grupos TEM, SHV, CTX-M, GES, VEB e PER-2. Material e Métodos. 130 cepas da família Enterobacteriaceae produtoras de ESBL serão estudadas. Será realizada a extração de DNA total por meio de choque térmico, o qual será submetido à PCR específica para os grupos de ESBL. Os fragmentos amplificados serão purificados e seqüenciados. As seqüências de nucleotídeos serão alinhadas e analisadas no programa Bioedit, e os resultados conferidos na base de dados BLAST do GeneBank. Resultados Esperados. Pretende-se, com o estudo proposto, determinar a classificação dos genes de resistência obtidos na triagem por PCR e assim discutir a importância para a Saúde Pública da presença desses genes em amostras clínicas e sua possível origem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DROPA, MILENA; BALSALOBRE, LIVIA C.; LINCOPAN, NILTON; MATTE, GLAVUR R.; MATTE, MARIA H. Complex class 1 integrons harboring CTX-M-2-encoding genes in clinical Enterobacteriaceae from a hospital in Brazil. JOURNAL OF INFECTION IN DEVELOPING COUNTRIES, v. 9, n. 8, p. 890-897, AUG 2015. Citações Web of Science: 16.
DROPA, MILENA; GHIGLIONE, BARBARA; MATTE, MARIA HELENA; BALSALOBRE, LIVIA CARMINATO; LINCOPAN, NILTON; MATTE, GLAVUR ROGERIO; GUTKIND, GABRIEL; POWER, PABLO. Molecular and Biochemical Characterization of CTX-M-131, a Natural Asp240Gly Variant Derived from CTX-M-2, Produced by a Providencia rettgeri Clinical Strain in Sao Paulo, Brazil. Antimicrobial Agents and Chemotherapy, v. 59, n. 3, p. 1815-1817, MAR 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.