Busca avançada
Ano de início
Entree

Há contaminação por metais pesados no meio abiótico (água e sedimento) refletindo no meio biótico (plâncton, macrófitas aquáticas e organismos zoobentônicos) no Reservatório Paiva Castro (São Paulo-Brasil)?: aplicações da Diretiva Quadro da Água

Processo: 09/16652-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Marisa Dantas Bitencourt Pereira
Beneficiário:Marisa Dantas Bitencourt Pereira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/15331-4 - Determinação de metais em macroinvertebrados bentônicos e qualidade da água no Reservatório Paiva Castro (Sistema Cantareira, SP), BP.TT
Assunto(s):Poluição da água  Metais pesados  Plâncton  Macrófitas  Reservatórios 

Resumo

A crescente urbanização tem colocado em risco a saúde dos corpos hídricos. A contaminação por metais pesados tem sido uma das importantes ameaças nestes ecossistemas. A sub-bacia do Juquery é a última de um total de seis bacias em cascata que compõem o sistema Cantareira, o maior manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo (RMSP), onde se encontra o reservatório Paiva Castro, que abastece cerca de nove milhões de pessoas da RMSP. Apesar de sua importância, a sub-bacia do Juquery sofre constante aumento na degradação de suas águas, decorrente do crescimento urbano observado na região e, no presente, por exemplo, em suas águas já é aplicado sulfato de cobre visando controlar o crescimento de cianobactérias potencialmente tóxicas. Neste contexto, este trabalho terá como objetivos estudar principalmente a heterogeneidade espacial e temporal de metais pesados (Pb, Zn, Ni, Cd, Cr e Cu) na água do reservatório e no sedimento do reservatório Paiva Castro, analisar as concentrações desses metais na biota (plâncton, macrófitas aquáticas e organismos zoobentônicos) verificando se a provável heterogeneidade no meio abiótico reflete na biota; analisar as concentrações de metais em diferentes profundidades do sedimento da represa, correlacionando, através da datação com Pb210, as profundidades com os diferentes períodos do tempo e os possíveis impactos ocorridos no entorno do reservatório Paiva Castro, além de análises quali e quantitativa da comunidade planctônica. Estão previstas coletas em diferentes épocas do ano em pontos distribuídos ao longo da sub-bacia hidrográfica do Juquery e no corpo principal do reservatório. Esta proposta também tem como meta aplicar as diretrizes da Diretiva Quadro da Água (DQA), como definida pela comunidade européia, um instrumento para a proteção das águas interiores, de superfície e subterrâneas, das águas de transição e das águas costeiras, para assegurar as utilizações de água em boas condições de quantidade e de qualidade pelas gerações atuais e pelas gerações futuras. A DQA estabelece como objetivos ambientais a prevenção da deterioração e o "bom estado", englobando, para as águas de superfície, o "bom estado químico" e o "bom estado ecológico" ou o "bom potencial ecológico", definidos por "situação de referência". A análise estatística dos dados será realizada por meio de ACP (Análise de Componentes Principais) e ACC (Análise de Correspondência Canônica). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NISHIMURA, PAULA YURI; MEIRINHOL, PATRICIA DO AMARAL; MOSCHINI-CARLOS, VIVIANE; MARTINS POMPEO, MARCELO LUIZ. Does the plankton community follow the horizontal water quality heterogeneity in a tropical urban reservoir (Guarapiranga reservoir, Sao Paulo, Brazil)?. LIMNETICA, v. 33, n. 2, p. 263-280, DEC 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.