Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade química, polimorfismo genético e atividades farmacológicas de Croton (Euphorbiaceae)

Processo: 08/10595-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2009 - 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Antonio Salatino
Beneficiário:Antonio Salatino
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/14538-7 - Apoio técnico ao projeto de pesquisa "diversidade química, polimorfismo genético e atividades farmacológicas de Croton (Euphorbiaceae)", BP.TT
Assunto(s):Fitoquímica  Produtos naturais  Farmacologia  Croton  Euphorbiaceae  Diversidade genética  Antioxidantes  Anti-HIV 

Resumo

Croton L. é o segundo maior gênero de Euphorbiaceae, compreendendo aproximadamente 1300 espécies. No Brasil, há muito tempo várias espécies vêm tendo destaque como importantes plantas medicinais na tradição popular. A química de Croton é consideravelmente diversa, fato que qualifica o grupo como altamente promissor para estudos de prospecção de substâncias naturais farmacologicamente ativas. O presente projeto tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a química de cinco espécies de Croton, por meio de análises por CG/EM e CLAE/EM de extratos contendo alcalóides, diterpenos, óleos voláteis e flavonóides. Pretende-se também avaliar as atividades antioxidante, antibacteriana, antiproliferativa e anti-HIV1 de extratos e substâncias isoladas de extratos mais promissores. Tendo em vista a existência de polimorfismos morfológicos entre populações de C. sphaerogynus, o presente projeto visa testar a existência de polimorfismos químicos na espécie, por meio do estabelecimento de perfis cromatográficos e comparação destes entre membros da mesma população e de populações distintas. Os resultados dessa comparação serão confrontados com resultados de comparações de mapas genéticos estabelecidos por meio de análises de AFLP dos mesmos indivíduos de C. sphaerogynus usados para análises químicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTTA, LUCIMAR B.; FURLAN, CLAUDIA M.; SANTOS, DEBORAH Y. A. C.; SALATINO, MARIA L. F.; DUARTE-ALMEIDA, JOAQUIM M.; NEGRI, GIUSEPPINA; DE CARVALHO, JOAO E.; RUIZ, ANA LUCIA T. G.; CORDEIRO, INES; SALATINO, ANTONIO. Constituents and antiproliferative activity of extracts from leaves of Croton macrobothrys. REVISTA BRASILEIRA DE FARMACOGNOSIA-BRAZILIAN JOURNAL OF PHARMACOGNOSY, v. 21, n. 6, p. 972-977, NOV-DEC 2011. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.